As atividades programadas, de entrada livre, têm início com a cerimónia do hastear da bandeira, às 09h30, na Praça de Bocage, e, meia hora depois, com “Paços do Concelho de Portas Abertas”, em que se dá a conhecer, através de uma visita guiada, os locais mais emblemáticos das instalações principais da Câmara Municipal de Setúbal.

A autarquia formaliza, com a assinatura de um protocolo às 11h00, no edifício da Praça do Brasil, a cedência à APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a título gratuito, de instalações localizadas naquele imóvel.

Já no período da tarde, António Quaresma Rosa e Alberto Pereira, da Uniseti – Universidade Sénior de Setúbal, conduzem uma aula aberta sobre “A Elevação de Setúbal a Cidade”, com início às 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Com as comemorações centradas nos Paços do Concelho, é inaugurada, às 17h00, a exposição de artes plásticas “Entre Nós”, constituída por 28 pinturas e fotografias de trabalhadores da Câmara Municipal.

No átrio de entrada do edifício, às 21h15, volta a estar em exibição a mostra “Dizem que é Américo | Um Fotógrafo | Outras Imagens | Novos Olhares”, baseada em imagens pouco conhecidas do público do antigo fotógrafo setubalense Américo Ribeiro.

“Da fotografia à memória – O papel do Arquivo Américo Ribeiro e do Centro de Memórias do Museu Michel Giacometti” é o título de uma apresentação, agendada para as 21h30, no Salão Nobre, sobre o trabalho desenvolvido no Centro de Memórias, dedicado à preservação da história setubalense contemporânea.

No seguimento da apresentação é lançado o primeiro número da coleção de postais “Setúbal por Américo Ribeiro”, composto por uma seleção de vinte imagens da exposição “Dizem que é Américo”.

Ainda no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o programa comemorativo termina com as atuações do coro do município Afina Setúbal e do grupo Toquivozes, de Vila Fresca de Azeitão.