15° Nublado
Cidade do Conhecimento - área de intervenção

O Plano Estratégico da Cidade do Conhecimento é apresentado na segunda reunião do Conselho Consultivo deste projeto a desenvolver em Setúbal, que se realiza no dia 29, às 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.


O Plano Estratégico da Cidade do Conhecimento, projeto do The Pitroda Group LLC que conta com a parceria estreita da Câmara Municipal de Setúbal, define como será feita a articulação funcional e urbanística com a cidade e identifica as áreas de conhecimento adequadas aos objetivos e à realidade de Setúbal e da região.

O plano, que será apresentado aos membros do Conselho Consultivo da Cidade do Conhecimento, está a ser elaborado pela consultora CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano.

Este segundo encontro do Conselho Consultivo destina-se, igualmente, a recolher contributos das entidades que o compõem e a fazer um ponto de situação do projeto inovador idealizado pelo grupo liderado pelo empresário Sam Pitroda.

A Cidade do Conhecimento de Setúbal, que prevê a edificação de infraestruturas modernas, numa área de 180 hectares na zona do Vale da Rosa, próxima de um importante polo industrial e de serviços do concelho, bem como do campus do Instituto Politécnico de Setúbal, pretende assumir-se como um local onde pessoas e empresas vão viver, trabalhar, cooperar e inovar em conjunto.

A criação de uma plataforma capaz de concentrar geograficamente os stakeholders de um determinado setor, potenciando a troca de conhecimentos de modo eficaz, é outro objetivo.

Para este projeto, pretende-se construir escritórios, área residencial, hotel, centro de conferências, hospital, escolas e universidades, zonas comerciais e parques de estacionamento, assim como polos de lazer, arte e cultura.

À Câmara Municipal de Setúbal compete elaborar um Plano de Pormenor que permita a implantação das infraestruturas previstas, fase que ocorrerá apenas depois de o The Pitroda Group LLC assegurar a sustentabilidade económica e financeira do projeto, nomeadamente através da angariação de investidores.

Além do The Pitroda Group LLC e da autarquia, o Conselho Consultivo da Cidade do Conhecimento é constituído pelas cinco juntas de freguesia do concelho, Assembleia Municipal, Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, AICEP Portugal Global, AISET – Associação da Indústria da Península de Setúbal e Área Metropolitana de Lisboa.

BlueBiz Global Park, Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Fundação Escola Profissional de Setúbal e Instituto Politécnico de Setúbal também integram o Conselho Consultivo.

A primeira reunião realizou-se a 20 de julho, num encontro que contou com a participação, por teleconferência, de Sam Pitroda.