Estátua de Bocage

Alguns eventos das Comemorações Bocagianas 2021 tiveram de ser alterados, em virtude da previsão de chuva e vento, como o espetáculo musical com o projeto Omiri, no Largo de Jesus, que passou para 19 de setembro.


O concerto de Omiri, inicialmente previsto para a noite de dia 14, foi reagendado para o dia 19, às 21h00, defronte do Convento de Jesus, devido à previsão de chuva intensa.

Omiri é um dos mais originais projetos de reinvenção musical de raiz portuguesa, baseando-se em recolhas de vídeos de músicos e paisagens sonoras que servem de inspiração à composição e improvisação musical de Vasco Ribeiro Casais.

Para Setúbal, Vasco Ribeiro Casais criou um espetáculo único, com a participação de vários convidados, com o objetivo de homenagear a identidade setubalense nestas comemorações do Dia de Bocage e da Cidade.

As entradas para o espetáculo são gratuitas, embora careçam de levantamento prévio de convites na Casa da Cultura.

DIA DA CIDADE – 15 DE SETEMBRO

No dia 15 de Setembro, feriado municipal, Dia de Bocage e da Cidade, defronte aos Paços do Concelho, a partir das 09h00, decorre a cerimónia do hastear da bandeira.

De seguida, nas arcadas dos Paços do Concelho, o Coro Afina Setúbal interpreta o Hino do Município, e o grupo TOMA apresenta, a partir da varanda do edifício, uma composição teatral.

As cerimónias prosseguem com uma evocação a Bocage, que inclui deposição de flores na estátua do poeta sadino, em que participam diversas instituições.

Às 10h00 tem início no Fórum Municipal Luísa Todi a sessão solene das comemorações, que inclui homenagem aos trabalhadores municipais aposentados. A sessão estava inicialmente prevista para a Praça de Bocage, mas foi relocalizada devido à previsão de condições meteorológicas adversas.

O programa específico para o feriado municipal inclui a homenagem ao professor José Fernando Gonçalves, dinamizador do turismo de Setúbal e falecido em janeiro.

A homenagem está reservada para as 12h00, no EcoParque do Outão, que passa a receber o seu nome.

Os Paços do Concelho estão abertos a visitas da população a partir das 15h00, momentos que são acompanhados pela leitura de poemas de elementos da Casa da Poesia de Setúbal.

Também a Casa Bocage, edifício a que se atribui o local de nascimento do poeta setubalense, em 1765, está de portas abertas, entre as 15h00 e as 19h00, para visitas à exposição “Bocage Polémico. Discutido. Genial” e para a performance “Antes do início de todas as possibilidades”, dinamizada por Mónica Garcia, no pátio.

O 15 de Setembro inclui ainda inaugurações de algumas novas instalações. O Polo Social e Cultural da Freguesia do Sado abre à população às 16h00, enquanto o novo e moderno espaço do Arquivo Municipal de Setúbal é inaugurado às 17h30.

Segue-se, às 19h00, a inauguração das obras de requalificação do Estádio do Bonfim promovidas pelo município, incluindo novas lojas.

Entre as atividades culturais previstas para o dia 15, regista-se, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o lançamento do livro “Vidro Desabitado”, de Joaquim Fernando Fitas, obra vencedora do XXI Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, evento organizado pela LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e de Azeitão e que conta com o apoio da Câmara Municipal.

O historiador Diogo Ferreira conduz, às 21h00, na Casa do Largo, uma aula aberta subordinada ao tema “A Greve Geral Revolucionária de 18 de janeiro de 1934 à beira Sado: O descuido estratégico e a ausência da Barcelona portuguesa”.

As entradas, gratuitas, necessitam de reserva para o endereço dijuve@mun-setubal.pt ou através do telefone 265 421 081.

A fechar o dia 15, Deolinda de Jesus apresenta, às 21h30, na Casa da Baía, o novo álbum de fado, numa iniciativa que conta com Alfredo Santos e Marcelo Costa como convidados.

As entradas para o evento, gratuitas, devem ser reservadas pelo endereço de correio eletrónico ditur@mun-setubal.pt.

OUTROS EVENTOS ATÉ FINAL DO MÊS

No dia 14, véspera do feriado, é apresentado o livro “Caminhos com História – Memórias dos bairros dos Pescadores e do Grito do Povo”.

A obra, com apresentação agendada para as 18h30, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, foi escrita a partir das histórias de vida no âmbito do trabalho desenvolvido pelo município em parceria com os moradores durante as Oficinas Colaborativas, integradas no projeto PRIA – Percursos em Rede para a Inclusão Ativa.

Ainda a 14, a partir das 20h00, na Casa da Baía, realiza-se “À mesa com Bocage”, jantar durante o qual são recriados pratos da época do poeta setubalense. As reservas devem ser feitas junto da Casa da Baía, pelo telefone 265 545 010 ou endereço gape@mun-setubal.pt.

A 16, a programação é dedicada aos mais pequenos com a oficina “Era uma vez… Um filme… Um Poeta”, a decorrer em duas sessões, às 10h00 e às 11h00, no Espaço 50 Cuts.

As inscrições para a atividade, dirigida aos alunos das escolas de 1.º ciclo do ensino básico, devem ser feitas até 10 de setembro pelo correio eletrónico 50cuts.cinema@gmail.com ou contacto telefónico 965 227 118.

No dia 17, há “Bocage à Solta”, na Casa da Baía, a partir das 21h00, com a exibição de uma curta-metragem, declamação de poesia e um momento musical, com a participação do PICA – Projeto de Intervenção Cultura e Artes.

A iniciativa, dinamizada pela 50 Cuts, com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, União das Freguesias de Setúbal, PICA e Math is Good Studios, é de entrada gratuita. É necessária reserva pelo telefone 965 227 118 ou endereço 50cuts.cinema@gmail.com.

O programa de dia 17 termina com um concerto dos The Twist Connection, a partir das 21h30, defronte da Casa da Cultura, com entrada gratuita, após reserva pelo 265 236 168 ou rececao.casacultura@mun-setubal.pt.

A 18, às 16h30, o Auditório José Afonso acolhe o 17.º Festival de Bandas Filarmónicas da Cidade de Setúbal, organizado pela Câmara Municipal em parceria com a Sociedade Musical Capricho Setubalense.

À noite, a partir das 20h30, Eugénio da Fonseca, presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, partilha histórias e percursos de vida numa iniciativa do ciclo A Casa da Poesia Convida, a decorrer no Forte de Albarquel.

A música está em destaque às 21h30, com os Plástica, em mais um concerto a decorrer defronte da Casa da Cultura, com reservas, gratuitas, pelo telefone 265 236 168 ou pelo endereço rececao.casacultura@mun-setubal.pt.

Ao longo do dia 18, entre as 09h00 e as 20h00, defronte da Casa do Turismo, junto da Praça de Bocage, realiza-se a Mostra de Saberes e Sabores.

O evento, inicialmente previsto para o dia 15 e adiado devido à previsão de condições meteorológicas adversas, reúne a participação de produtores e artesãos locais que são a conhecer o que de melhor se produz na região.

O encontro “Conversas com Realizadoras”, dia 19, às 18h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, recebe a atriz São José Correia, que fala sobre a carreira que tem desenvolvido enquanto realizadora.

A sessão, de entrada livre, inclui a exibição de filmes da autoria da convidada.

No dia 19, às 21h30, no coreto da Avenida Luísa Todi, Noiserv atua para o público presente, num concerto que integra o projeto “Uma volta a Portugal em 8 coretos”.

A entrada para o espetáculo é gratuita, mas requer a realização de reserva através do endereço de correio eletrónico rececao.casacultura@mun-setubal.pt.

O programa das Comemorações Bocagianas de 2021 termina com um concerto de Bonga no dia 30 de setembro, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi.

O espetáculo esteve inicialmente previsto para o dia 11, mas foi reagendado em respeito pelo período de luto nacional decretado pela morte do antigo Presidente da República Jorge Sampaio.

Para o último evento cultural das comemorações, Bonga traz a Setúbal a essência da música angolana, acompanhado em palco por Joana Calunga, bailarina, Betinho Feijó, guitarra e direção musical, Ciro Bertini, acordeão, Hernâni Lagross, baixo, e Estêvão Gipson, bateria.

Os bilhetes para o espetáculo, com um custo de 15 euros, podem ser adquiridos na bilheteira do fórum.

 

Documentos Relacionados

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril