19° Parcialmente nublado
Setúbal na Rua

O Setúbal na Rua, programa municipal que promove o usufruto do centro histórico e da zona ribeirinha da cidade, proporciona um conjunto de atividades culturais e desportivas em diversos locais, entre junho e setembro.


A Festa da Ilustração, a decorrer até ao final de junho com um conjunto de exposições em vários espaços e equipamentos culturais do concelho, deu o mote ao Setúbal na Rua que prossegue com o EXIB Música, mostra cultural a decorrer até dia 15 com espetáculos gratuitos em vários locais, assim como um encontro que reflete sobre a temática da gestão musical e a relação com a cidade e uma mostra de produtos.

O programa de animação do centro histórico, da Baixa comercial e da frente ribeirinha da cidade inclui, igualmente, festas de celebração dos santos populares com a iniciativa Santos ao Largo, dias 15 e 29 de junho, entre as 17h00 e a 01h00, no Largo da Ribeira Velha, com gastronomia e DJ.

O Largo da Fonte Nova também comemora os santos com um arraial popular, amanhã, entre as 12h00 e as 22h00, com animação musical e os petiscos tradicionais da época.

A segunda edição do Sado Summer Sound, oferece espetáculos musicais à beira-rio, gastronomia e atividades desportivas, nos dias 21 e 22 de junho, em frente da sede do Moto Clube de Setúbal, organizador do evento com o apoio da Câmara Municipal, na Avenida José Mourinho.

No dia 22, sai à rua o tradicional desfile de abertura do concurso das Marchas Populares de Setúbal, a partir das 22h00, na Avenida Luísa Todi.

No mesmo dia, tem início o Fest’Asso, festa do movimento associativo da União das Freguesias de Setúbal, que anima o Largo José Afonso até 7 de julho com música, gastronomia e demonstrações das atividades desenvolvidas pelas coletividades.

A cerimónia de abertura dos campeonatos nacionais de Desporto Escolar, a 28, às 20h30, no Auditório José Afonso, encerra o programa do mês de junho do Setúbal na Rua.

A música está em destaque com concertos do Círculo de Jazz na Rua, sempre com início às 22h00, com o primeiro espetáculo pelo Quarteto de Maria João Matos a realizar-se no dia 5 de julho, no Largo da Ribeira Velha.

Seguem-se atuações de André Carvalho Group, no dia 10 de agosto, no exterior da Casa da Cultura, do Quarteto Edgar Caramelo, a 7 de setembro, no Largo da Ribeira Velha, e de Isabel Rato Quarteto, a 28, no Pátio do Dimas na Casa da Cultura.

A animação musical faz-se, igualmente, com o XV Festival de Bandas Filarmónicas da Cidade de Setúbal, a 6 de julho, às 16h00, na placa central da Avenida Luísa Todi e, no mesmo dia, há dança, a partir das 21h00, no Auditório José Afonso, com o 43.º Festival Nacional de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico de Praias do Sado.

Também no dia 6, a Noite Azul anima a Baixa comercial, entre as 18h00 e as 24h00, com performances artísticas e elementos decorativos, numa organização conjunta com os comerciantes.

Dois festivais de patinagem estão em destaque no mês de julho, sempre com início às 21h00, no Auditório José Afonso, designadamente nos dias 12, com atletas da Academia de Patinagem Artística de Setúbal, e 19, com o tradicional Patinar ao Luar, pelo Clube de Patinagem do Sado.

Ainda no que diz respeito a atividades desportivas, há um encontro de lutas casadas de jiu jitsu, o “Fuzitour”, a 13, entre as 18h00 e as 23h00, no Auditório José Afonso.

No dia 12 de julho, arranca um dos eventos em destaque no programa Setúbal na Rua, a MAPS – Mostra de Artes Performativas em Setúbal, a decorrer até ao dia 18, com espetáculos de diferentes manifestações artísticas em diversos locais, alguns dos quais na rua.

São os casos da performance cénica “Baile dos Candeeiros”, pela Companhia Radar 360.º, no dia 12, na Praça de Bocage, às 22h00, de “Heart of a Clown”, por Catarina Mota, a 14, às 11h00, no Jardim do Bonfim, e do espetáculo multidisciplinar “Insomnio”, pelo Teatro do Mar, a 18, às 22h00, na Praça de Bocage.

O programa Setúbal na Rua 2019, no mês de julho, inclui vários espetáculos musicais, como a Serenata da Canção Coimbrã, no dia 13, às 21h00, na Praça de Bocage, e, no mesmo dia, com início às 22h00, a atuação de Raquel Ralha e Pedro Renata, no Pátio do Dimas, na Casa da Cultura.

A 19, o Pátio do Dimas recebe novo concerto com Francisco Naia, e a 26 o espetáculo passa para o exterior da Casa da Cultura, com a atuação de Putan Club e Twist Connection, ambos com início às 22h00.

A dança também integra o programa de animação do centro histórico e da zona ribeirinha da cidade, com destaque para o evento “Dança Oriental e as 1001 Noites” que, entre os dias 19 e 21 de julho, desvenda o mundo místico oriental, com espetáculos e demonstrações de dança, animações, workshops, mercado oriental, tatuagens de hena e tenda árabe, no Parque Urbano de Albarquel.

Já o ciclo Dança na Rua anima o Coreto da Avenida Luísa Todi, a 27, a partir das 22h00, com uma noite cubana.

Julho encerra com uma iniciativa do programa de artes cénicas Rua de Brincar, dinamizado pelo Teatro do Elefante, a 27, entre as 16h00 e as 19h00, no Jardim do Bonfim.

O mês de agosto chega com música com concertos de Sequin, a 3, às 22h00, no Largo da Ribeira Velha, e espetáculos no âmbito da primeira edição do Setúbal Cantofest, organizado numa parceria entre a Câmara Municipal e o Grand Stage Internacional Opera Summer, que reúne cantores líricos de todo o mundo, entre 5 e 15 de agosto, para se especializarem num reportório de ópera italiana, francesa e alemã.

Durante este período, trabalham em Setúbal com profissionais provenientes do Mozarteum, de Viena de Áustria, Metropolitan Ópera e Carnegie Hall, de Nova Iorque, Ópera de Stuttgart e ainda Covent Garden, de Londres.

O resultado deste trabalho é apresentado ao público em três concertos, dois deles integram o programa Setúbal na Rua 2019, designadamente, nos dias 8, no Largo da Ribeira Velha, e 10, na Igreja de São Sebastião.

A música continua com concertos do Fado em Setúbal, com início às 21h30, a 24, no Miradouro de São Sebastião, e a 30, no Largo da Verónica, na União das Freguesias de Setúbal. O concerto de encerramento deste ciclo realiza-se a 14 de setembro, às 22h00, na Praça de Bocage.

Um dos destaques do programa Setúbal na Rua, a XXI Festa do Teatro – Festival Internacional de Teatro de Setúbal, realiza-se entre 22 de agosto e 1 de setembro, com mais de três dezenas de eventos em diversos espaços e equipamentos culturais do concelho, numa organização conjunta com o Teatro Estúdio Fontenova.

Agosto traz ainda o Beco ao Largo, com gastronomia e animação musical com DJ, a 24, entre as 17h00 e as 24h00, no Largo da Ribeira Velha, e a 11.ª edição do Eurovision Live Concert, a 31, às 21h30, no Auditório José Afonso.

Em setembro, as Comemorações Bocagianas dominam o programa com diversas atividades, entre as quais a Noite Bocagiana, a 14, com animações na Baixa comercial da cidade.

Nos dias 20 e 21, entre as 10h00 e as 19h00, realiza-se a Festa da Flor, na Baixa sadina, e a 21, a Feira Outlet, entre as 10h00 e as 20h00, com animações e oferta de produtos e serviços nos estabelecimentos comerciais da Baixa a preços reduzidos.

No mesmo dia, há música no exterior da Casa da Cultura com atuações de Luca Argel e Ivy, a partir das 22h00.

O Setúbal Custom Weekend, dinamizado pelo Harley Riders Setúbal, na zona ribeirinha, promete captar as atenções dos entusiastas pela personalização das motas, nos dias 27, 28 e 29, num evento que é, cada vez mais, referência a nível nacional.

A Noite Sadina, que inclui apontamentos musicais e cénicos com o envolvimento dos estabelecimentos de restauração e bares, na frente ribeirinha e na Avenida Luísa Todi, encerra o programa Setúbal na Rua 2019, no dia 28, entre as 18h00 e as 02h00.