A iniciativa, que contou com a participação de mais de uma centena e meia de alunos de quatro agrupamentos de escolas, começou às 10h00 com a leitura do Manifesto dos Autarcas da Associação Internacional das Cidades Educadoras pelo vereador da Educação, Ricardo Oliveira.

“Manifestamos o nosso firme compromisso com o direito à Cidade Educadora como extensão do direito fundamental de todas as pessoas à educação e como veículo para tornar realidade outros direitos fundamentais.”

É este o primeiro parágrafo do manifesto que foi lido à mesma hora em todo o mundo por autarcas dos 491 municípios que integram a associação, da qual Setúbal faz parte desde 2012.

Ao lerem o manifesto, os municípios assumem o “compromisso com a educação, uma educação inclusiva e de qualidade ao longo da vida, assegurando que este direito possa efetivar-se sem discriminação alguma e reforçando o importante trabalho educativo exercido por escolas e famílias”.

O documento salienta igualmente as propostas educativas inovadoras oferecidas por, nomeadamente, bibliotecas, museus, centros culturais, de saúde e desportivos, serviços municipais, associações, tecido empresarial e meios de comunicação, que complementam e enriquecem a educação formal, além de contribuírem para “uma mudança de paradigma na educação”.

Nesse sentido, a autarquia “convida a comunidade educativa, o tecido associativo e a sociedade civil a juntarem esforços para efetivar o direito à Cidade Educadora, uma cidade que seja regida pela inclusão e a igualdade de oportunidades, pela justiça social, pela equidade, pela diversidade, uma cidade livre de todo o tipo de violência, que promova a democracia participativa”.

Estes compromissos respondem aos princípios plasmados na Carta das Cidades Educadoras, documento orientador adotado por todos os municípios na adesão à associação.

Como responsáveis políticos, os autarcas que leram hoje o manifesto comprometem-se a “criar espaços de encontro, diálogo, reflexão e decisão, onde estejam presentes as diferentes culturas e grupos sociais que integram a sociedade com o objetivo de conseguir responder com êxito aos numerosos desafios” que os municípios enfrentam.

Após a leitura do manifesto, seguiu-se o hastear da bandeira das Cidades Educadoras, na varanda dos Paços do Concelho, enquanto, simultaneamente, houve um aplauso coletivo de um minuto de agradecimento às escolas pela importante contribuição na construção de uma cidade educadora em Setúbal.

As comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras prosseguiram com um conjunto de atividades dinamizadas pelos estabelecimentos de ensino na Praça de Bocage, que começaram com a atuação do grupo de percussão do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, formado por alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

Seguiram-se as atuações do Coro Lima Vox, formação composta por cinco alunas da Escola Secundária Lima de Freitas, e de um grupo de dança de quinze estudantes do 6.º ano da EB Barbosa du Bocage.

A festa terminou com uma demonstração de aeróbica e de ginástica acrobática, dinamizada por alunos da EB de Aranguez.

Também no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras, o vereador Ricardo Oliveira participou, entre segunda e quarta-feira, em diversas sessões realizadas em estabelecimentos de ensino do concelho em que apresentou aos alunos os princípios das cidades educadoras.

A Associação Internacional das Cidades Educadoras é uma plataforma mundial de aprendizagem em que os municípios partilham conhecimentos e boas práticas nas áreas da educação e da cidadania.

O movimento teve início em 1990 no “I Congresso Internacional de Cidades Educadoras”, em Barcelona, Espanha. Em 1994, formalizou-se como Associação Internacional das Cidades Educadoras, criada oficialmente na terceira edição do congresso, em Bolonha, Itália.