A atividade, a decorrer entre as 10h00 e as 19h00, é uma iniciativa da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnologia, em parceria com o Instituto Geofísico do Infante D. Luiz, da Universidade de Lisboa, e o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal.

Nesta exposição explica-se numa linguagem simples e acessível a todos os comportamentos científicos associados aos vulcões e à ocorrência de sismos e tsunami.

A atividade, que conta com a presença de cientistas e professores universitários especializados na área de investigação, conta ainda com um conjunto variado de jogos didáticos, incluindo uma mesa sísmica na qual os participantes podem experimentar a simulação daquele fenómeno natural.

O “Ciência Viva no Verão 2013 – À Descoberta da Terra” inclui ainda explicações sobre o protótipo de dispositivo de alerta de tsunami instalado no Parque Urbano de Albarquel, equipamento capaz de detetar antecipadamente a ocorrência deste fenómeno e alertar as populações em caso de emergência.

Na iniciativa, que visa sensibilizar a população para os riscos associados aos fenómenos naturais enquanto origem de acidentes graves ou catástrofes, são ainda transmitidos algumas noções e procedimentos básicos de proteção no caso de ocorrência destas situações.

O programa “Ciência Viva no Verão 2013” é uma iniciativa de âmbito nacional, a decorrer até 15 de setembro, com perto de 1700 atividades em 14 cidades do País.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril