Lauro António

A Câmara Municipal de Setúbal lamenta o desaparecimento de Lauro António, cineasta e crítico de cinema, falecido a 3 de fevereiro, que há quase dez anos desenvolvia intensa atividade cultural no concelho.


Ciclos e masterclasses cinematográficos e a criação de um espaço museológico são alguns dos projetos desenvolvidos por Lauro António em Setúbal, no âmbito de estreita colaboração com o município, destinada à promoção a divulgação do gosto pelo cinema e o audiovisual.

Num trabalho desenvolvido numa parceria muito próxima com a Câmara Municipal, a cidade abriu, em maio de 2021, a Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo, espaço criado a partir do espólio que o cineasta colecionou e doou ao concelho setubalense, totalizando mais de 50 mil peças relacionadas com audiovisuais.

Em paralelo, além de ciclos especiais de cinema, como os que promoveu em Setúbal em diferentes verões ou o que vai começar, também na cidade, já no dia 12 de fevereiro, intitulado “Estúdio Apolo 70”, Lauro António realizou, desde 2013, no Fórum Municipal Luísa Todi, masterclasses de cinema temáticas.

Estas Masterclasses da História do Cinema, com periodicidade regular a todas as segundas-feiras, fidelizaram um número assinalável de público ao longo de mais de 420 sessões, nas quais Lauro António marcou presença na grande maioria para partilhar com a plateia curiosidades sobre os filmes e a respetiva contextualização histórica e social.

Além de crítico e ensaísta de cinema, Lauro António foi também realizador, particularmente conhecido pela longa-metragem “Manhã Submersa”, estreada no Festival de Cannes em 1980.

Condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique, entre várias outras homenagens recebeu a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal, na Classe Atividades Culturais, em 2020.

Nascido a 18 de agosto de 1942, Lauro António faleceu a 3 de fevereiro na casa onde vivia, em Lisboa, de onde era natural.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril