Em competição estão 15 filmes na Secção Oficial, produzidos em países como Finlândia, Noruega, Islândia e Chile. Destaque ainda para a coprodução Uruguai/Portugal "Darwin’s Corner", a apresentar nas Primeiras Obras, e para os 21 documentários com temáticas atuais na secção O Homem e a Natureza.

Este ano, o cinema da Bélgica está em destaque, com a exibição de trinta filmes, incluindo os filmes de abertura desta edição "Até à Vista", de Geoffrey Enthoven, e "Ilegal", de Olivier Masset-Depasse, que inauguraram o certame este ano, no dia 7, no Fórum Luísa Todi e no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

Integradas na Mostra do Cinema Português estão as quatro curtas-metragens vencedoras do "Curtas Sadinas 2013", concurso promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, patrocinador principal do certame cinematográfico.

A programação inclui ainda um ciclo dedicado ao amor com 14 longas-metragens europeias recentes e uma exposição de homenagem ao fundador do Festroia, Mário Ventura, numa mostra de 25 telas de Renzo Fegatelli, jornalista, escritor e pintor italiano.

Retratos de Mário Ventura e de personalidades do mundo do cinema, como Pedro Almodóvar, e da literatura portuguesa, como José Cardoso Pires, que passaram pelo festival ao longo de quase três décadas, estão em exposição no foyer do Fórum Luísa Todi.

Este ano, o Festroia oferece vinte bilhetes em cada sessão a pessoas em situação de desemprego, além de promover sessões infantis, à terça e quinta-feira, às 11h00, no Cinema Charlot, gratuitas para as escolas.