Apresentação pública da Clássica da Arrábida 2022

A Clássica da Arrábida, prova de ciclismo de estrada que liga Sesimbra, Palmela e Setúbal, no dia 13, num percurso com mais de 160 quilómetros pela Serra da Arrábida, foi apresentada na Casa-Mãe Rota dos Vinhos.


A quinta edição da competição organizada em parceria pela Federação Portuguesa de Ciclismo, Lima & Limão Cycling Services e os três municípios que partilham o território da Arrábida tem partida em Sesimbra, passagem em Palmela e chegada a Setúbal, num trajeto que percorre a região ao longo de 161,8 quilómetros.

O vereador com o pelouro do Desporto na Câmara de Setúbal, Pedro Pina, destacou na apresentação realizada no dia 2, em Palmela, que esta prova dá um contributo para a importância da Serra da Arrábida. “O desporto é o alicerce para nos unirmos e tornar o território Arrábida numa grande pista de ciclismo oferecida ao mundo.”

O autarca frisou, ainda, que não existirão “muitas provas que, como esta, proporcionem tantas imagens absolutamente fantásticas”, referindo-se aos vários segmentos do percurso, que proporcionam panorâmicas de grande beleza a atletas e público.

A apresentação contou, ainda, com as participações do presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, do vereador da Câmara de Sesimbra José Polido, e do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

Álvaro Amaro destacou que o evento tem a capacidade de “divulgar o ciclismo, mas também de promover a Arrábida”, tendo contribuído, inclusivamente, para o lançamento em 2019 do Guia dos Percursos Cicláveis da Arrábida.

Visão igualmente partilhada pelo vereador de Sesimbra José Polido, para quem a Serra da Arrábida é um ícone “que deve ser preservado, mas também fruído”.

No plano desportivo, Delmino Pereira não tem dúvidas de que a Clássica da Arrábida goza “de cada vez mais prestígio”, fenómeno que, reforça, acaba por beneficiar toda a região.

A partida dá-se às 11h35, na Avenida da Liberdade, em Sesimbra, com a chegada dos primeiros classificados a ser esperada entre as 15h30 e as 16h00 no Largo José Afonso, em Setúbal.

A prova, que conta receber 150 ciclistas de 25 equipas portuguesas e estrangeiras, inclui quatro contagens de montanha, com a primeira, no Alto da Serra, aos 36,9 quilómetros.

As restantes concentram-se nos derradeiros 40 quilómetros da corrida, nas Machadas, a 39,5 quilómetros do final, na Subida da Cobra, a 26 quilómetros da meta, e no Alto de Picheleiros, a 13 quilómetros do desfecho.

A subida pela Estrada da Cobra, no concelho de Palmela, mantém-se como uma das principais imagens de referência da Clássica da Arrábida, com um troço de percurso de terra.

A Clássica da Arrábida está inscrita na União Ciclista Internacional como corrida de classe 1.2.

À margem da prova de ciclismo oficial, decorre a iniciativa “Pedala com a Cofidis”, para que crianças e adultos aprendam técnicas básicas para andar de bicicleta, que decorre ao longo do dia, próximo da zona de meta, no Largo José Afonso.

TRÂNSITO

A realização da prova de ciclismo Clássica da Arrábida motiva a interdição e interrupções momentâneas ao trânsito rodoviário, em diferentes períodos, num conjunto de vias da cidade.

O evento desportivo motiva o encerramento, das 08h00 às 19h00, da faixa sul da Avenida Luísa Todi, no troço compreendido entre a Rua da Cordoaria e o Largo José Afonso.

Como alternativa de circulação, os automobilistas devem utilizar o percurso formado pela Rua Amália Rodrigues, travessas do Sado e Casa da Saúde e Avenida José Mourinho.

A prova de ciclismo leva ainda ao encerramento das faixas sul e norte da Avenida Luísa Todi, no troço compreendido entre as ruas José Pereira Martins e Amália Rodrigues, a par de todas as interseções com esta via, entre as 15h00 e as 16h30.

No mesmo período horário, estão igualmente interditas ao trânsito as ruas Amália Rodrigues, José Pereira Martins, Marques da Costa e da Herdade, esta última no troço compreendido entre a Rua Mártires da Pátria e a Avenida Luísa Todi.

No caso destas interdições, o percurso de circulação alternativo passa pelos bairros da Saboaria, com acesso salvaguardado a moradores em caso de emergência, e do Viso, através das ruas Batalha do Viso, Quinta Alves da Silva e de Brancanes.

A prova de ciclismo Clássica da Arrábida motiva ainda, a partir das 14h30, interrupções momentâneas à circulação rodoviária aquando da passagem dos ciclistas nas estradas da Baixa de Palmela, das Machadas e da Rasca, assim como na EN 10-4.