12° Parcialmente nublado

Setúbal pertence desde 14 de novembro de 2002 ao restrito Clube das Mais Belas Baías do Mundo, o qual é constituído por mais de três dezenas de enseadas distribuídas um pouco por todo o planeta.

O clube procura promover a troca de experiências entre os membros ao nível de políticas de proteção, conservação e desenvolvimento sustentado das baías.

A promoção de intercâmbios culturais, sociais, desportivos, económicos e industriais entre os habitantes das regiões das baías é outra das metas procuradas nos eventos desenvolvidos pelo clube.

O Clube das Mais Belas Baías do Mundo foi constituído a 10 de março de 1997, em Berlim, com a designação “Club des Plus Belles Baies du Monde”, sendo uma associação que se rege segundo a legislação francesa.

Baía de Setúbal

A baía sadina encontra-se dentro do limite da REN – Reserva Ecológica Nacional, pertencendo ao estuário do Sado.

A orla costeira da baía, enriquecida pela imponência da serra, alberga tesouros da Natureza como o Portinho da Arrábida, votado pelo País como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, ou a Pedra da Anixa, considerada Reserva Zoológica.

A Baía de Setúbal é também o habitat natural do roaz-corvineiro, uma das raras comunidades sedentárias de golfinhos na Europa.

Hino

No âmbito do Congresso do Clube das Mais Belas Baías do Mundo que se realizou em outubro de 2018, em Penghu, Taiwan, a Baía de Setúbal apresentou a sua versão do hino que a organização criou para o evento.

Este é o resultado final, apresentado durante o congresso, e que contou com a participação especial da cantora Susana Martins e do Coro Afina Setúbal, conduzido pelo maestro Nuno Batalha.

 

Documentos Relacionados