19° Parcialmente nublado
Clube de Leitura de Verão 2019

Jovens estudantes em período de férias escolares participam no Clube de Leitura de Verão, programa de atividades de tempos livres e de sensibilização para a literatura e expressão corporal, a decorrer até dia 24, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.


O Clube de Leitura de Verão 2019, de participação gratuita, é organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, e decorre entre 24 de junho e 24 de julho, das 09h30 às 13h00, na Biblioteca Pública.

A manhã de dia 11 contou com o envolvimento de mais de uma dezena de crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, que leram e analisaram trechos das obras “A Patrulha Lobo” e “O Rei do Bairro”, de José Carlos Completo.

Durante a manhã houve ainda tempo para um breve ensaio da rábula “D. Alzira da Purificação”, história também da autoria de José Carlos Completo e que será encenada pelo grupo, e a leitura conjunta de “Pedra Filosofal”, poema de Manuel Freire.

Os diferentes momentos da sessão foram conduzidos por duas técnicas municipais, que encaminharam os jovens com indicações e sugestões sobre a melhor forma de leitura e interpretação dos textos.

As atividades do Clube de Leitura de Verão desenvolvem-se às segundas e quartas-feiras, para crianças dos 8 aos 11 anos de idade, e às terças e quintas-feiras, no mesmo horário, para o escalão etário dos 12 aos 17.

José Carlos Completo, escritor, ator e encenador, autor da série literária juvenil “Patrulha Lobo” e formador em escrita para livros e guiões de cinema e televisão, é o convidado na edição deste ano do Clube de Leitura.

Dia 24, às 10h00, os participantes apresentam ao escritor convidado, na Biblioteca Municipal, uma encenação com base em textos lidos no decurso dos ateliers.

Para o dia de encerramento do Clube de Leitura está ainda prevista uma apresentação de dança ao som do tema “You’re the one that I want”, do filme “Grease – Brilhantina”, e uma festa de convívio, que inclui entrega de diplomas de participação.

O Clube de Leitura de Verão prevê, também, a dinamização de atividades de exterior, com visitas a locais de interesse histórico, lúdico e cultural.

Nesta edição, os jovens já visitaram o Museu das Notícias, em Sintra, o Museu Condes de Castro Guimarães, em Cascais, e o Grupo de Intervenção Cinotécnica da GNR, em Queluz.