A Câmara Municipal de Setúbal disponibiliza ao público, a partir do dia 19 de agosto, cerca de dez mil imagens pertencentes ao Arquivo Américo Ribeiro e que contam a história da cidade através da lente do fotógrafo setubalense.


A disponibilização pública deste recurso para o estudo e análise da história da cidade de Setúbal é feita através da plataforma X-Arq, a qual reúne um conjunto de documentação e imagens do Arquivo Municipal de Setúbal.

A coleção Américo Ribeiro, composta por mais de 142 mil imagens captadas pelo fotógrafo setubalense, representa um dos mais importantes repositórios da memória da história moderna de Setúbal e testemunha alguns dos momentos mais marcantes no concelho ao longo do século XX.

Além de imagens de paisagens e do património setubalense, de inaugurações e de eventos desportivos e culturais, a parte mais significativa deste acervo é constituída por instantâneos capturados através da lente de Américo Ribeiro em momentos da vida quotidiana da população local, nos mais variados cenários e em convívios familiares.

Nos últimos anos, o Arquivo Américo Ribeiro, que funciona na Casa Bocage, ambos espaços municipais, tem vindo a realizar um intenso trabalho de digitalização deste espólio, estando já digitalizadas e inseridas na plataforma X-Arq cerca de dez mil imagens.

Estes conteúdos fotográficos, alguns inéditos e outros já conhecidos do público, vão ser disponibilizados a partir de 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia, bem como imagens representativas do equipamento utilizado por Américo Ribeiro entre os anos 20 e os anos 90 do século passado.

A coleção pode ser acedida nesta página.

Estas imagens, protegidas com a marca de água do município, destinam-se apenas a consulta. A utilização das mesmas, a qual deve ser solicitada pelo endereço arquivo.americoribeiro@mun-setubal.pt, implica custos, mediante o fim a que se destinam.

A reprodução digital de originais fotográficos de Américo Ribeiro para fins privados e académicos tem o custo de 11 euros, para fins culturais, editoriais e expositivos o valor a pagar é de 52 euros e a reprodução para fins publicitários custa de 290 euros.