As conferências deste ciclo, integradas no programa das comemorações locais do Centenário de Álvaro Cunhal, organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal, decorrem na Sala José Afonso da Casa da Cultura, sempre às 16h00.

O primeiro encontro, realizado no dia 3, teve o tema “Álvaro Cunhal escritor”. A conferência, que aborda algumas das mais importantes obras do homenageado, contou com as participações de Manuel Gusmão e Domingos Lobo.

O ciclo inclui um conjunto de encontros em torno do livro “A Arte, o Artista e a Sociedade”, nomeadamente uma conferência por Manuel Augusto Araújo, dia 17.

Os três restantes colóquios sobre o ensaio escrito por Álvaro Cunhal decorrem nos dias 24 e 30 de novembro e 1 de dezembro, com leituras de textos do livro por atores convidados e discussão aberta com coordenação e moderação de Manuel Augusto Araújo.

O ciclo de colóquios culmina no dia 8 de dezembro, também às 16h00, com a exibição de uma entrevista conduzida pela jornalista Clara Ferreira Alves a Álvaro Cunhal, feita na RTP2, a propósito da obra “A Arte, o Artista e a Sociedade”, seguindo-se um debate.

“Álvaro Cunhal e as Artes” é um dos dois ciclos de colóquios dinamizados no âmbito de um programa promovido em Setúbal pela Câmara Municipal, com a colaboração da Comissão das Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal.

Exposições, teatro, cinema e palestras foram algumas das atividades realizadas, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal e na Casa da Cultura, num programa de evocação do líder histórico do PCP, falecido em 2005, aos 91 anos.