104.º Aniversário do Comércio e Indústria | Foti da Junta de Freguesia de S. Sebastião

O 104.º aniversário da União Futebol Comércio e Indústria (UFCI) foi assinalado no passado dia 24 de junho, numa singela sessão solene realizada no Auditório Bocage, na qual a direção do clube distinguiu alguns atletas e dirigentes e revelou planos para o futuro.


“A principal modalidade do UFCI é a da sobrevivência”, expressou o presidente da direção da UFCI durante a cerimónia de celebração do aniversário, que juntou algumas dezenas de convidados no Auditório Bocage.

Vítor Augusto fez questão de recordar e enaltecer o percurso do clube, fundado em 1917, “que se foi cimentando, através do esforço, sacrifício, empenho e paixão dos seus dirigentes”, permitindo ao emblema alvinegro singrar e chegar ao 104.º aniversário. Reconhecendo a capacidade aglutinadora do UFCI, desde a sua génese, o presidente da direção demonstrou vontade de manter esse fator de proximidade e de coesão na comunidade, abraçando simultaneamente o desafio e a ambição de continuar a apostar no crescimento do clube.

A resiliência do clube, que conseguiu sempre “encontrar pessoas com capacidade e vontade para reerguer o emblema alvinegro”, foi também elogiada pelo presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, presente na cerimónia. Identificando a atualidade como um “bom momento na história do Comércio e Indústria”, Nuno Costa aplaudiu o projeto desportivo em curso, considerando-o como “um dos melhores da cidade”.

Além de felicitar o UFCI pelo seu aniversário e pelos títulos desportivos conquistados, o autarca deu particular enfoque ao contributo do clube na “formação dos jovens da freguesia e da cidade, tanto a nível desportivo e técnico, mas principalmente a nível humano, porque o Comércio e Indústria é uma escola de cidadania, algo que consideramos determinante para termos um território mais humanizado e solidário”, manifestou. Para Nuno Costa, a obtenção da Bandeira da Ética Desportiva pelo UFCI é um exemplo desse frutuoso trabalho que têm desenvolvido no âmbito da formação cidadã do mais jovens.

O autarca apelou a que “continuem a trabalhar para o bem comum”, podendo para tal continuar a contar com o apoio e colaboração da Junta de Freguesia que nunca deixou de estar próximo do clube e que quer “continuar a fazer este caminho, lado a lado, com o objetivo de criar melhores condições de vida para a população”.

Lembrando que o Comércio e Indústria passou por momentos difíceis, Vítor Augusto exaltou o trabalho desenvolvido pelos anteriores e atuais dirigentes, que nos últimos anos “reconstruíram, dignificaram e recuperaram o prestígio do clube”, tendo para isso contado com “o apoio primordial da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de S. Sebastião” na concretização de vários projetos como a aquisição de um autocarro para transportar os atletas, renovação da iluminação do Campo da Bela Vista, implantação de bancada para sócios, requalificação do camarote, instalação de relvado sintético, entre outros.

A criação de uma equipa B no futebol sénior; a obtenção da Certificação como Entidade Formadora 3 estrelas da Federação Portuguesa de Futebol; e a conquista da Bandeira da Ética Desportiva, atribuída pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, no âmbito do Plano Nacional de Ética Desportiva; são apenas algumas das marcas da atual e da anterior direção do UFCI.

Apesar de algumas “incógnitas”, Vítor Augusto garante que vai dar continuidade ao processo de rejuvenescimento e incremento da atividade desportiva, apostando na “promoção da identidade do clube” e na “expansão dos seus horizontes”, através, por exemplo, da introdução de novas modalidades; da criação de um setor de ‘scouting’ (observação) e estatística para a modalidade de futebol; da modernização administrativa e financeira; da conceção de um novo website; da implementação de um programa se apoio a atletas com carências socioeconomicas; entre outras iniciativas.

No horizonte está também a eventual deslocalização das infraestruturas atuais do Comércio e Indústria, em virtude de um projeto municipal para a construção de um novo espaço multiusos, no âmbito do plano para criação de uma nova centralidade na cidade, na área junto ao Hospital de S. Bernardo.

Considerando que o UFCI tem sabido “tratar com dignidade os laços institucionais” e manifestando a confiança que nutre, a título pessoal e como representante do município, pela atual direção, o vereador com o pelouro do Desporto revelou, durante a sessão solene, que a Câmara Municipal está, em conjunto com a direção do UFCI, a “tentar encontrar soluções que dignifiquem a prática desportiva”, e garantiu que “tudo faremos para servir da melhor forma esta instituição e a cidade”.

A cerimónia serviu também para distinguir atletas, nomeadamente os futebolistas Tiago Silva e Rodrigo Santos da equipa Sénior B e Jacinto Monteiro, Pedro Batista e João Tavira da equipa sénior A, a quem foram atribuídos Prémios de Mérito Alvinegro. Ao contrário de anos anteriores, as distinções não foram extensíveis ao futebol de formação, uma vez que, devido aos constrangimentos da pandemia, o número de jogos foi insuficiente para avaliar o desempenho dos jovens. Ainda assim, o clube quis realçar o trabalho realizado no âmbito da academia alvinegra, tendo atribuído um prémio ao dirigente João Cacela, principal responsável pelo “trabalho exaustivo e de grande rigor” que permitiu ao clube obter e manter a atual certificação como entidade formadora 3 estrelas.

Para último ficou reservado um agradecimento à presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, “pela forma como sempre ajudou o clube”, uma gratidão “extensível a todo o executivo municipal”, materializada através da atribuição de uma pequena lembrança, entregue a Pedro Pina que aceitou a oferta, na ausência da edil.

De realçar que a mesa de honra foi ainda composta pelo presidente da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso e pelo vice-presidente da Assembleia Geral do UFCI, Carlos Carvalho, numa sessão onde não faltaram atletas, técnicos, dirigentes associativos, sócios e amigos do clube sadino.