A Comissão Municipal de Proteção Civil de Setúbal tomou posse no dia 3 de dezembro

A  Comissão Municipal de Proteção Civil de Setúbal, organismo de articulação entre entidades de proteção, socorro e emergência, tomou posse no dia 3 de dezembro, em cerimónia, seguida de reunião extraordinária, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.


A Comissão Municipal de Proteção Civil de Setúbal, presidida pelo presidente da autarquia, André Martins, é o organismo que assegura que as entidades e instituições municipais imprescindíveis às operações de proteção, socorro e emergência se articulam entre si, garantindo os meios considerados adequados à gestão da ocorrência.

Entre as várias tarefas asseguradas por este organismo está a elaboração de planos municipais de emergência de proteção civil, o acompanhamento de políticas ligadas ao sistema de proteção civil e a emissão de pareceres sobre o acionamento dos planos municipais de emergência de proteção civil.

Esta comissão é igualmente responsável pela promoção e apoio à realização de exercícios a nível municipal, simulacros ou treinos operacionais que contribuam para a eficácia dos serviços intervenientes em ações de proteção civil, a par da difusão de comunicados e avisos às populações e às entidades e instituições.

A seguir à tomada de posse, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Setúbal, composta por elementos de várias entidades, realizou uma reunião extraordinária, na qual foi decidida a manutenção da ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Setúbal até 30 de março de 2022.

Foi igualmente realizado o ponto de situação relativamente à pandemia de covid-19 no concelho, com intervenções do diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, Luís Pombo, da delegada de Saúde Pública concelhia, Valentina Lutsiv, e da representante do Instituto de Segurança Social de Setúbal Eneida Simões.