A iniciativa, integrada no calendário desportivo dos “12.os Jogos do Sado”, numa organização da Câmara Municipal de Setúbal e da Associação de Atletismo Lebres do Sado, juntou várias gerações de participantes numa corrida aberta a todos os atletas, com início e fim na Praia da Saúde.

Rui Faustino, a participar a título individual, venceu a II Marginal do Rio Azul, ao cruzar a meta com o tempo de 34m29s. O atleta residente em Palmela participou pela segunda vez na prova setubalense depois de no ano passado ter alcançado o terceiro lugar da classificação geral.

Em segundo ficou António Branco, do Clube Recreativo do Penteado, com o tempo de 35m57s, enquanto Rui Bento Maia, da Associação Académica Pinhalnovense, na terceira posição, levou 36m02s a percorrer os 10 mil metros da corrida noturna que aliou a competição a uma vertente de lazer.

Em femininos, Maria Leonor Ribeiro, participante a título individual, foi a mais forte entre e terminou a prova com 42m50s, seguida de Isabel Maldonado, do Grupo Recreativo Quinta da Lomba, com 43m44s. Em terceiro lugar ficou Carla Martins Carmona, a correr igualmente a título individual, com 44m21s.

A II Marginal do Rio Azul, com um total de 217 atletas em prova, foi elogiada pelos participantes, não só pelo percurso, que decorreu numa área de excelência da cidade, a zona ribeirinha, alvo de um processo de requalificação urbanística, mas também pelo ambiente de descontração e convívio proporcionados.

Antes do tiro de partida da prova, às 21h00, houve uma sessão de promoção desportiva por um ginásio da cidade. A atividade, com a duração de cerca de meia hora, foi realizada na zona de paredão da Praia da Saúde, o que serviu igualmente de aquecimento para os atletas.

Resultados da II Marginal do Rio Azul.