A iniciativa, dinamizada na data em que se assinala o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, conta com a presença da comandante nacional adjunta do Comando Nacional de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Patrícia Gaspar, oradora da conferência.

O encontro da Comissão Municipal de Proteção Civil é realizado com o objetivo de analisar e debater potenciais fatores de vulnerabilidade da região na possibilidade da ocorrência de situações de catástrofe, de acordo com as diretrizes das Nações Unidas, divulgadas através do gabinete para a redução de risco de desastres.

A introdução de medidas mitigadores para evitar que uma catástrofe, como terramotos, tsunamis, tempestades, deslizamentos de terras e vagas de calor e frio, evolua para uma situação de desastre está também em análise no encontro.

A reunião é dinamizada, igualmente, com o intuito de fomentar uma cultura de prevenção e de melhorar as operações de reação dos meios de proteção e socorro para a eventualidade de situações de perigo.