12° Parcialmente nublado
Receção à Comunidade Educativa

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, sublinhou o forte investimento local no setor da educação, em discurso feito na receção à comunidade educativa, ontem ao início da noite, em Vila Nogueira de Azeitão.


A autarca aproveitou a audiência desta sessão especial de receção à comunidade educativa para dar conta de intervenções cruciais, inseridas na política autárquica, no setor da educação, em particular na promoção de planos inovadores de combate ao insucesso escolar, na cooperação internacional e na intervenção em edifícios escolares.

“Graças a estas obras foram eliminadas coberturas de fibrocimento, reconvertidas cozinhas, refeitórios, instalações sanitárias e espaços de recreio, além do apetrechamento com novo mobiliário de refeitório e didático”, sublinhou, referindo-se à conclusão, em setembro, das operações de requalificação de quinze escolas do ensino básico, num investimento superior a dois milhões de euros, no âmbito de uma candidatura ao PORLisboa 2020.

“A elevada taxa de execução permitiu ainda atribuir uma verba suplementar para a requalificação da Escola Básica de Santa Maria.”

Para ilustrar outros feitos autárquicos na área educativa, apontou a reconversão, em jardim de infância, da Escola Básica de Casal de Bolinhos, operação que permitiu acrescentar mais uma sala de pré-escolar no Agrupamento de Escolas de Azeitão.

No discurso de boas-vindas aos professores e técnicos que vão trabalhar nos estabelecimentos de ensino do concelho durante o ano letivo 2019/2020, Maria das Dores Meira aproveitou para dar conta de que, em Azeitão, a oferta de educação pré-escolar pública “alcança cerca de duzentas crianças, isto quando, em 2010, a capacidade era apenas de 25”.

Para a concretização de objetivos cruciais na área da educação, caso do funcionamento, em regime normal, de todas as escolas do primeiro ciclo do ensino básico do concelho, falou de novos planos que estão a ser preparados neste campo para o futuro.

“Estamos já a fazer os projetos de arquitetura para a ampliação das escolas básicas das Amoreiras e da Azeda, com possibilidade de ampliação da oferta de educação pré-escolar.”

A autarca disse ainda que, além da continuidade dos protocolos de delegação de competências nas juntas de freguesia para a manutenção das escolas da competência do município, foi criada, este ano, “uma nova equipa móvel de manutenção para as escolas não contempladas nestes acordos”. Um grupo que tem “enorme utilidade para resposta mais rápida e eficaz nas pequenas intervenções do quotidiano”.

Para Maria das Dores Meira a aposta na valorização dos docentes e da comunidade educativa, em geral, tem sido evidente, exemplificando a realização anual da Conferência de Educação e o investimento na cooperação internacional.

Neste último caso, deu conta da participação do município na Rede Internacional das Cidades Educadoras e da recente integração na Rede Global de Cidades de Aprendizagem da UNESCO.

Para o futuro, o município setubalense conta dar continuidade ao Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais, no âmbito de uma candidatura ao PORLisboa 2020, que pretende reduzir o insucesso e abandono escolares através da promoção de planos inovadores e é especialmente direcionado a crianças dos jardins de infância e do ensino básico.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal aproveitou para anunciar que a próxima edição do Campeonato Nacional das Profissões se realiza em Setúbal, em fevereiro.

Trata-se de uma competição do Instituto de Emprego e Formação Profissional dirigida a jovens com idades entre os 17 e os 25 anos que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação em modalidades de educação e formação profissional.

Na receção à comunidade educativa, em que marcaram também presença vereadores, presidentes de juntas de freguesia e profissionais de várias áreas sociais com projetos desenvolvidos junto dos alunos do concelho, os professores tiveram oportunidade de confraternizar e partilhar ideias.

A cerimónia contou com um beberete e animação a cargo da Solidó Big Band, do Grupo Musical e Desportivo União e Progresso, e do Grupo Perpetuus, da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.