O protocolo “Programa da Rede das Cidades”, assinado, no dia 18, pelos municípios de Setúbal, Igualada (Espanha), Nughedu Santa Vittoria (Itália) e Aksakovo (Bulgária), prevê a promoção, o apoio e a dinamização de intercâmbios entre os cidadãos das quatro cidades, com vista a garantir a continuidade do projeto intermunicipal, financiado pelo Fundo Social da União Europeia.

O acordo foi celebrado na sede do Ayuntamiento de Igualada pelo alcaide desta cidade catalã, Marc Castells, pelo vereador Manuel Pisco, da Câmara Municipal de Setúbal, e pelos presidentes dos municípios de Nughedu, Francesco de Mura, e Aksakovo, Atanas Stoilov.

Reuniões de trabalho, com destaque para as apresentações de boas práticas municipais nas áreas da “Saúde e Ambiente” – o tema central deste último encontro –, permitiram uma partilha de experiências e conhecimentos não só entre eleitos mas também entre técnicos dos quatro municípios.

A entrega de prémios aos vencedores do concurso “A Europa que queremos ser” foi outro dos pontos altos da cerimónia realizada no edifício principal do Ayuntamiento de Igualada.

Dezenas de jovens dos quatro municípios, desafiados a expressar artisticamente como imaginam a Europa do futuro, participaram na competição através das mais diversas manifestações de arte, da poesia à fotografia, passando pelo desenho, pelo vídeo e pela pintura.

A setubalense Joana Pereira arrecadou o primeiro prémio na categoria ensaio, ganhando uma viagem a uma das três cidades parceiras do projeto. Para Setúbal vieram ainda dois segundos lugares, com trabalhos de Sofia Jorge, em fotografia, e de Fernando Cruz, em prosa. Uma máquina fotográfica e uma esferográfica de prestígio foram, respetivamente, os prémios atribuídos a estes participantes.

O objetivo do projeto “Europa no futuro, multifacetada e unificada” é promover a cidadania europeia e melhorar as condições de participação democrática, através do desenvolvimento da compreensão, por parte dos cidadãos, do processo de preparação da política da União, da sua história e da diversidade e promoção de oportunidades para o compromisso social e intercultural.