As celebrações, organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal, pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão e pela Vigararia de Setúbal, têm início às 09h00 com uma eucaristia presidida pelo bispo D. Gilberto Canavarro dos Reis.

Uma hora depois decorre, junto da estátua do patrono de Setúbal, no Jardim da Beira-Mar, uma cerimónia evocativa com deposição de flores e apresentação histórica sobre a vida de S. Francisco Xavier pelo professor Alberto Alves, da Universidade Sénior de Setúbal (UNISETI).

À tarde, das 15h00 às 17h00, realiza-se uma visita guiada ao Palácio Fryxell e à Capela de São Francisco Xavier em honra ao padre jesuíta, que nasceu na região espanhola de Navarra, junto dos Pirenéus Franceses, no dia 7 de abril de 1506.

Aos 18 anos, Francisco Xavier entrou na Universidade de Paris, onde se diplomou com distinção em Latim, Filosofia e Humanidades.

Após ser ordenado sacerdote a 24 de junho de 1536, partiu em missão de evangelização dos povos do Oriente, como Índia, China e Japão. Foi nessa viagem, que iniciou em 1540, que o padre passou por Setúbal, onde foi recebido no cais por populares que lhe pediram para ouvir as suas preces.

Os setubalenses, gratos e devotos, após a canonização do padre em 1622, solicitaram que Francisco Xavier fosse proclamado padroeiro da cidade, o que se concretizou em 1703.

As comemorações evocativas de 3 de dezembro, com o apoio da UNISETI, do Instituto Politécnico de Setúbal e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, realizam-se no dia em que Francisco Xavier faleceu de doença na ilha chinesa de Sanchoão, em 1552, com 46 anos.
 

 

Documentos Relacionados

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril