Cerimónia assinala Dia Mundial das Vítimas da Estrada

Um desfile motard e a deposição de flores na estátua erigida em homenagem às pessoas que morreram em acidentes de viação assinalaram no dia 20, em Setúbal, o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, numa cerimónia em que presidente da Câmara Municipal de Setúbal esteve presente.


O cortejo, com a participação de perto de centena e meia de motociclistas, partiu da sede do Motoclube de Setúbal, na Avenida José Mourinho, em direção ao Largo José Afonso, onde decorreu uma cerimónia simbólica com a participação de diversas personalidades, caso da Junta de Freguesia de S. Sebastião, GNR e PSP.

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, saudou as organizações que, anualmente, promovem “iniciativas de solidariedade” e sensibilizou os condutores a serem mais preventivos. “A estrada pode um dia ser o fim da nossa vida. Algumas vezes distraímo-nos e as situações acontecem.”

Após a concentração no Largo José Afonso, os motards desfilaram lentamente pela Avenida Luísa Todi.

Seguiu-se a deposição de flores na estátua erigida em homenagem às vítimas da estrada, localizada na rotunda que dá as boas-vindas à entrada urbana através da Estrada Nacional 10, na ligação a Azeitão.

Os eventos locais evocativos da memória das vítimas da sinistralidade rodoviária foram organizados pelo MotoClube de Setúbal, Grupo Motard XupaKabras e CMA – Capítulo de Setúbal (Christian Motorcyclists Association).

Criado em 1995, pela Federação Europeia das Vítimas da Estrada, o Dia Mundial das Vítimas da Estrada tem como objetivo de honrar a memória das vítimas da estrada e o trabalho dos serviços de emergência.

Em 2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu a necessidade de se assinalar este dia em todo o mundo.

Em setembro de 2020, a Assembleia Geral da ONU adotou uma resolução designando a Década de Ação para a Segurança Rodoviária 2021-2030, com a meta de prevenir pelo menos 50 por cento das mortes no trânsito e lesões até 2030.