Semana da Ostra | degustação comentada

Uma degustação comentada, com dois pratos especiais servidos, no dia 16, na Casa da Baía, assinalou o encerramento da Semana da Ostra, evento que colocou aquele molusco em destaque nas ementas de perto de trinta restaurantes.


Os chefs Manuel Lino, formador na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, e João Mestre, cozinheiro residente e gestor Food and Beverage no Cascais Food Lab, dinamizaram a degustação comentada, na qual participaram cerca de duas dezenas de apreciadores do molusco.

“Rio e Serra – ostras e ervas da Arrábida”, confecionado com pargo legítimo, ostra, couve-flor, alface do mar e ervas da serra, e “Bacalhau de Cascais com ostras” foram as duas receitas servidas no encontro, que assinalou o encerramento desta semana gastronómica.

Uma prova de vinhos apresentada por Catarina Santos, da Quinta de Alcube, também integrou a sessão de degustação comentada.

Entre os dias 7 e 16, com a parceria da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Quinta do Alcube e Cascais Food Lab, e o patrocínio da Neptunpearl, 28 restaurantes do concelho incluíram nas ementas pratos especialmente preparados com ostra como ingrediente principal.

A Semana da Ostra, iniciativa realizada anualmente no âmbito da estratégia da Câmara Municipal de promoção da gastronomia local a partir de ingredientes típicos e de excelência do concelho, contou, nesta edição, com uma promoção prévia no Mercado da Vila de Cascais, entre 30 de abril e 2 de maio.

Uma aula de cozinha ao vivo apresentada por Mauro Loureiro e uma conversa informal com Célia Rodrigues, da empresa Neptun Pearl, e Carolina Santos, da Quinta de Alcube, a par da presença da food truck Ostras sobre Rodas, que, durante os três dias, deu a provar ostras do Sado e vinhos da Quinta de Alcube aos visitantes do mercado integraram a ação promocional em Cascais.

A semana gastronómica incluiu, também, um passeio pedestre pedagógico com prova de ostras, coorganizada pelo município, Biotrails, Neptun Pearl e Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

De 4 a 13 de junho decorre nova ação gastronómica, desta vez dedicada ao choco.