A iniciativa, de promoção da cidadania e da participação democrática na União Europeia, bem como de incentivo à reflexão dos cidadãos, destina-se à participação de crianças e jovens dos quatro concelhos envolvidos no projeto “Europa do Futuro – Multifacetada e Unificada”.

Além de Setúbal, o concurso “A Europa Que Queremos Ser” está aberto aos naturais de Aksakovo, na Bulgária, Igualada, em Espanha, e Nughedu Santa Vittoria, em Itália, com participações nos escalões etários dos 7 aos 13 anos, dos 14 aos 20 e dos 21 aos 29.

O evento convida os munícipes destas quatro cidades a apresentarem projetos inspirados nos valores da União Europeia nas áreas de fotografia, vídeo, ensaio, prosa, poesia e desenho.

As categorias de desenho, ensaio, poesia e prosa destinam-se a participantes dos 7 aos 29 anos. Em fotografia e vídeo podem concorrer jovens dos 14 aos 29 anos.

Os trabalhos escritos podem ser entregues nas línguas dos países envolvidos no projeto europeu.

O regulamento do concurso define ainda que cada participante pode candidatar-se em diferentes categorias e juntá-las numa única apresentação.

As candidaturas devem ser feitas até 15 de fevereiro, através da página oficial do projeto europeu, em http://europeinfuture.eu/index.php, diretamente na ligação do concurso, em http://europeinfuture.eu/index.php?page=4&lang=en, que disponibiliza os regulamentos das diferentes áreas.

A seleção dos melhores trabalhos apresentados é feita posteriormente por um júri composto por representantes dos quatro municípios, tendo em conta critérios como a criatividade e a originalidade, bem como a clareza da mensagem que se pretende transmitir.

Os nomes dos premiados são anunciados numa cerimónia oficial a realizar em março, em Aksakovo, Bulgária.

Os vencedores das categorias enquadradas nas idades entre os 7 e os 13 anos ganham tablets, enquanto os das categorias dos 14 aos 20 anos e dos 21 aos 29 têm direito a uma viagem a um dos países parceiros do projeto.

Os candidatos que fiquem em segundo lugar recebem uma caneta personalizada, uma máquina fotográfica ou uma câmara de vídeo e os terceiros classificados têm direito a um cabaz de produtos relacionados com as cidades envolvidas.

O projeto comunitário intermunicipal “A Europa no Futuro – Multifacetada e Unida”, resultante de candidatura a apoios comunitários, integralmente financiada pela União Europeia no âmbito do programa “Europa para os Cidadãos”, envolve, além das quatro cidades, a empresa Bio Network Association.

Um dos objetivos é canalizar recursos e conhecimentos do poder local em benefício do desenvolvimento europeu, incentivando, ainda, a proximidade e participação cidadã ao nível da União Europeia.

O projeto, que agora promove o concurso “A Europa Que Queremos Ser”, está a desenvolver diversas iniciativas, nomeadamente encontros temáticos. Em abril de 2016, Setúbal acolheu a conferência “A Europa sob o Olhar dos Jovens”, em que participantes dos quatro países debateram assuntos relacionados com o futuro europeu e o papel da juventude.