Península Industrial da Mitrena | vista aérea

“Que Regionalização Queremos?” centra a reflexão de uma conferência organizada pelo Jornal de Notícias em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, de entrada gratuita mediante inscrição, a realizar no dia 25, no Fórum Municipal Luísa Todi.


A pergunta que dá tema à conferência serve de mote para o debate sobre um projeto que perdura há mais de quatro décadas, o qual é pautado por avanços e recuos, contradições e um extenso rol de políticas adiadas.

O evento tem início às 10h00 com uma sessão de abertura em que participam a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e o administrador e diretor-geral editorial do Global Media Group, Domingos de Andrade.

A conferência prossegue às 10h30 com o painel “Há ou não condições políticas para fazer a regionalização?”, com uma intervenção do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

“A descentralização e a regionalização na área da educação” intitula o segundo painel do encontro, a partir das 11h00, a cargo do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

Às 11h30, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, conduz uma apresentação subordinada ao tema “Que modelo de financiamento para as futuras regiões administrativas?”.

Segue-se, às 12h00, “As propostas da Comissão Independente para a Descentralização”, pelo antigo presidente desse organismo, João Cravinho.

A conferência é retomada às 14h00 com o tema “Que descentralização queremos?”, com representantes de grupos parlamentares com assento na Assembleia da República.

“A descentralização e a regionalização na área da habitação”, às 16h00, pelo vereador da Câmara Municipal de Setúbal Carlos Rabaçal, é o painel seguinte.

“Descentralização ou Regionalização? Qual é o melhor caminho?” dá tema, às 16h30, ao último tema em reflexão, conduzido pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

A sessão de encerramento da conferência “Que Regionalização Queremos?, agendada para as 17h00, está a cargo da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

A participação na conferência “Que Regionalização Queremos?” é gratuita, mediante inscrição, até dia 23, a qual pode ser feita aqui.

Este evento é organizado em cumprimento com as regras e diretrizes em matéria de higiene, segurança e distanciamento social da Direção-Geral da Saúde. O uso de máscara é obrigatório.

A conferência, com moderação de representantes do Jornal de Notícias, pode ainda ser acompanhada em direto através de transmissão difundida no site do Jornal de Notícias.

“Que Regionalização Queremos?” integra o ciclo de conferências Praça da Liberdade, de âmbito nacional, dinamizadas ao longo do ano pelo Jornal de Notícias em vários pontos do país.