Pouco nublado

A segunda edição da Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania, a realizar a 28 e 29 de março de 2019, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, tem as inscrições a decorrer para a participação e para a apresentação de comunicações.


O encontro, subordinado ao tema “Gestão do Risco e Alterações Climáticas”, é de participação gratuita, mediante inscrição prévia, a decorrer na página oficial do evento, disponível em http://www.smpcb.pt/icrsc2019/pt/.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com o Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil, o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e o Instituto Politécnico de Setúbal, tem igualmente em curso, até 31 de dezembro, inscrições para a apresentação de resumos e posters.

Após revisão científica, as comunicações aceites são publicadas no livro de atas da conferência, que ficará disponível apenas para consulta online, mas registado no ISBN.

A Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania, enquadrada na estratégia do Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030, conta com a presença de vários especialistas nacionais e estrangeiros, que intervêm em sessões plenárias e temáticas a realizar ao longo de dois dias.

Está previsto um programa temático multidisciplinar com o objetivo de partilha de conhecimento e aplicação de metodologias com vista à redução do risco de catástrofes, bem como a salvaguarda da segurança dos cidadãos e das comunidades em que se inserem.

Tendo em conta o tema geral do encontro, os especialistas vão analisar os sinais e os efeitos a nível social, ambiental e económico das alterações climáticas, que são amplamente reconhecidas como um dos riscos e desafios mais proeminentes que a humanidade enfrenta.

O programa provisório e todas as informações sobre a segunda edição da Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania estão disponíveis igualmente em http://www.smpcb.pt/icrsc2019/pt/.