O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, é um dos oradores de um congresso da Associação de Municípios da Região de Setúbal, a realizar a 30 de junho, no Fórum Municipal Luísa Todi, com inscrições abertas.
No Congresso da Região de Setúbal “Agregar Vontades, Construir o Futuro!”, integrado nas comemorações dos 40 anos da Associação de Municípios da Região de Setúbal, o presidente da autarquia sadina e presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Região de Setúbal, André Martins, explana, às 11h15, sobre o “PEDEPES e a Estratégia de Desenvolvimento da Região de Setúbal”.
O encontro, que se constitui como um momento de reflexão com o objetivo de aprofundar a ação do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Península de Setúbal, tem inscrições gratuitas a decorrer na página oficial da iniciativa, que também disponibiliza o programa completo, em https://www.amrs.pt/congresso-da-regiao-de-setubal.
A iniciativa procura ser um amplo espaço de debate sobre o futuro da região, reunindo agentes com intervenção no território e no seu desenvolvimento, nomeadamente autarquias, entidades sociais, organizações sindicais, comunidade científica e educativa, empresas, agentes culturais e movimento associativo, contribuindo, assim, para reforçar a estratégia de desenvolvimento regional.
O encontro, com sessão de abertura às 10h00, reserva, meia-hora depois, a conferência inaugural, com moderação de Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, com as apresentações “A importância do PROT AML para o Desenvolvimento e Coesão da Região”, por Teresa Almeida, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, e “Regionalização e Descentralização Administrativa”, a cargo de Alfredo Monteiro, vice-presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Segue-se, às 11h15, a intervenção “O Litoral Alentejano no Desenvolvimento da Região de Setúbal”, por Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sale e presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral.
O encontro prossegue na parte da tarde, às 14h00, com o painel “Coesão e Desenvolvimento: Políticas Públicas”, moderado por Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, o qual conta com quatro intervenções.
“Investimento Público como Elemento Central no Desenvolvimento no Território” é explanado por Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, enquanto “Políticas Públicas de Mobilidade e Transportes” é apresentado por Faustino Gomes, presidente dos Transportes Metropolitanos de Lisboa.
Este painel conta ainda com “O Conhecimento no Centro do Desenvolvimento”, por Ângela Lemos, presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, e “A Gestão Pública dos Recursos Hídricos como Garante do Futuro”, a cargo de Álvaro Amaro, presidente da autarquia de Palmela e presidente do Conselho Diretivo da Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal.
Após um momento de debate, segue-se, às 16h00, a mesa-redonda “Emprego com Direitos e Capacidade Empresarial e Produtiva”, moderada por Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra e presidente da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios da Região de Setúbal.
Participam nesta mesa-redonda Nuno Maia, diretor-geral da Associação Indústria da Península de Setúbal, Afonso Luz, vice-presidente da Confederação Portuguesa de Pequenas e Médias Empresas, Manuel Fernandes, presidente da União Geral de Trabalhadores, e Luís Leitão, coordenador da União dos Sindicatos de Setúbal.
A sessão de encerramento do congresso está agendada para as 17h30, com intervenções de André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal e presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Região de Setúbal, e de Fernando Pinto, presidente da autarquia de Alcochete e vice-presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Região de Setúbal.
No final do encontro, realiza-se uma visita à exposição evocativa dos 40 anos da Associação de Municípios da Região de Setúbal, acompanhada de um moscatel de honra.