Trinta baías de 16 países de todo o mundo participam nesta reunião-magna da instituição internacional dirigida pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, o que constitui um número recorde de delegações, presentes num congresso cujo principal palco é a cidade de Vannes, escolhida por ter sido na Baía de Morbihan que tudo começou, há vinte anos.

Do programa destaca-se a apresentação e votação dos concursos mundiais de criação do hino do Clube e a atribuição de uma bolsa de mérito científico. Está também programada a apresentação aos delegados de um novo circuito de barco entre baías mundiais e de um conjunto de experiências empresariais de baías que visam o enriquecimento económico local e a possível aplicação noutros locais do mundo.

Já as baías francesas divulgam um dossier sobre questões ambientais destinado a incentivar a criação de uma associação francófona de enseadas.

Em Vannes, decorre ainda um desfile de todas as delegações pelas ruas até à sede oficial, para inaugurar uma exposição sobre os vinte anos do Clube e homenagear os três fundadores, Michel Met, Hervé Laigo e Bruno Bodard, membros do Departamento de Turismo de Vannes, e que, em 1997, deram o passo decisivo para a criação do Clube das Mais Belas Baías do Mundo.

A realização de várias visitas à Baía de Morbihan é outra das iniciativas agendadas, enquanto o Casino de Vannes recebe o jantar de gala comemorativo.

No último dia do congresso, em La Baule, a presidente do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, Maria das Dores Meira, dirige a assembleia-geral da instituição. A sessão serve para discutir assuntos estratégicos para a vida deste restrito clube, na linha do que tem sido implementado nesta presidência que termina no final do ano em Taiwan.

O Clube das Mais Belas Baías do Mundo integra 41 membros na atualidade e, na Bretanha, juntam-se mais duas novas enseadas – Eilat, de Israel, e Kujukushima, do Japão.

Acresce que a Baía de Luanda, Angola, confirmou presença no congresso mundial para apresentar oficialmente a candidatura para integrar o Clube.

O Clube das Mais Belas Baías do Mundo foi fundado a 10 de março de 1997, em Berlim, Alemanha, com a designação Club des Plus Belles Baies du Monde, sendo uma associação que se rege segundo a legislação francesa.

A promoção da conservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável e o estímulo do uso eficiente dos recursos são os principais objetivos desta instituição internacional.