Nublado
Conselho Municipal do Desporto_Reunião_2020

O Observatório Municipal de Desporto de Setúbal, os apoios aos clubes através do plano de desenvolvimento desportivo e o formato da Gala do Desporto de 2021 foram os temas centrais da reunião anual do Conselho Municipal de Desporto de Setúbal.


Na quinta sessão do Conselho Municipal de Desporto de Setúbal, de reflexão e análise das mais diversas matérias e estratégias de política desportiva, no dia 12, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, o tema principal foi o Observatório Municipal de Desporto de Setúbal.

O trabalho do Observatório do Desporto de Setúbal, apresentado no encontro por Luís Liberato, diretor do Departamento de Cultura, Desporto, Direitos Sociais e Juventude da autarquia, passa pelo desenvolvimento do retrato atual do desporto no concelho, nas vertentes ligadas aos equipamentos e espaços de prática desportiva, modalidades praticadas, hábitos desportivos da população, recursos humanos e setor empresarial.

Foi entregue aos conselheiros um documento preliminar para recolha de contributos e sugestões, com vista à apresentação pública o Observatório do Desporto de Setúbal, prevista para o início do próximo ano.

A realização nas próximas semanas dos webinares “Start to Talk” e “Atividade Física e Desportiva e Deficiência Mental”, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, foi outro dos pontos da reunião.

O encontro ficou igualmente marcado pela apresentação de informações relativas à atribuição, em 2020, de apoios aos clubes desportivos do concelho, através dos planos de desenvolvimento desportivo. Foi igualmente abordado o Plano Municipal de Desenvolvimento da Vela e apresentado o plano das principais atividades desportivas do concelho para o próximo ano.

A reunião serviu ainda para discussão do modelo de realização da Gala do Desporto de Setúbal em 2021, que atribui prémios a atletas, dirigentes, clubes e outras individualidades que se destacam no panorama desportivo do concelho, tendo em conta as medidas a adotar no contexto pandémico atual.

O grupo de conselheiros do Conselho Municipal do Desporto, eleito para o mandato 2017-2021, é presidido pelo vereador da Cultura, Desporto, Direitos Sociais e Juventude da Câmara Municipal, Pedro Pina, que dirigiu a sessão, e conta com 25 conselheiros representantes de entidades públicas, nomeadamente do poder local e das forças de segurança, instituições de ensino, clubes desportivos, associações e ginásios.