O Conselho Local de Parceiros de S. Sebastião (CLPSS), composto por cerca de duas dezenas de instituições locais com ação relevante no território, está a dividir-se em grupos de trabalho para recolher informação com vista à construção coletiva de um retrato social da população da freguesia.


Educação, saúde e inclusão social são os eixos prioritários, definidos pelo Conselho Local de Parceiros da freguesia de S. Sebastião, para a construção de um retrato social com base no qual será elaborado um plano de ação adequado às necessidades e potencialidades da população.

Com o intuito de recolher dados junto das entidades locais que desenvolvem trabalho nessas áreas, o CLPSS está a organizar-se em pequenos grupos de trabalho que, posteriormente vão também auscultar os destinatários/beneficiários. Os resultados serão analisados numa próxima reunião plenária do CLPSS, grupo criado por iniciativa da Junta de Freguesia de S. Sebastião, em parceria com a equipa do projeto SIGA – Setúbal Interinstitucional Gera Ação – CLDS 3G.

Abandono e insucesso escolar, respostas educativas, redes familiares de apoio à educação, apoios nas pausas letivas, etc., são alguns dos aspetos a ser investigados na área da educação. No que respeita à inclusão social, serão analisadas, além das respostas existentes e a sua capacidade, dados sobre o número de pessoas sem abrigo, de vítimas de violência doméstica, de imigrantes, de beneficiários de respostas sociais, etc. Já na área da saúde, os aspetos a analisar serão, por exemplo, as principais patologias da população, a saúde oral, as necessidades de saúde em contexto escolar, o acesso da população a cuidados de saúde, as dependências, as demências, entre outros.

A construção de um retrato social da freguesia de São Sebastião, através de um processo de corresponsabilização e participação dos agentes locais, é apenas um dos objetivos deste Conselho Local de Parceiros que pretende ainda criar condições para um trabalho de continuidade, a partir de um plano de ação em função do retrato social, assim como promover a parceria e a cooperação entre as diferentes organizações que compõem esta rede local, potenciando o poder coletivo e a ação conjunta. A ideia é que a concretização destes objetivos conduza à constituição formal da Comissão Social de Freguesia de São Sebastião.

O CLPSS é atualmente constituído por representantes da APPACDM Setúbal, do Centro Álvaro Dias (Lar Residencial APPACDM), do Projeto Pró Infinito e Mais Além, do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, do Instituto Politécnico de Setúbal, do Núcleo Distrital de Setúbal da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN), do Instituto das Comunidades Educativas, da Divisão de Inclusão Social da Câmara Municipal de Setúbal e simultaneamente do núcleo executivo do CLAS – Conselho Local de Ação Social, da Associação Baptista Shalom, da LATI, do Centro Social e Paroquial de S. Sebastião, do Estabelecimento Prisional de Setúbal, da IPSS “O Sonho”, do ACM, da PSP, da Escola D. Manuel Martins,; do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, do Centro Paroquial D. Manuel Martins, da Cruz Vermelha, da Cáritas Diocesana de Setúbal, do Agrupamento dos Centros de Saúde de Setúbal e Palmela.