O serviço, adjudicado pela Câmara Municipal de Setúbal a uma empresa especializada, incide, na maioria dos casos, em árvores de grande porte, para as quais, em termos de segurança e qualidade da manutenção dos espécimes, a melhor técnica de poda implica a escalada dos arvoredos.

Os trabalhos, realizados no âmbito do Plano Municipal de Gestão do Arvoredo, com início programado para a próxima semana, decorrem entre os dias 10 e 12 na Avenida Jaime Cortesão, e entre os dias 12 e 14 na Avenida 5 de Outubro.

A realização deste serviço de conservação e desbaste das copas de árvores nestas duas avenidas integra uma prestação de serviços mais abrangente, para um total de 362 árvores em Setúbal, contratualizada pela Câmara Municipal, representando um investimento global de 29.513,85 euros.

Manutenção através do corte de ramos secos, arejamento das copas, para conferir mais luminosidade às ruas, proximidade de ramificações a edifícios e subida do nível das copas em relação às estradas, garantindo maior segurança para o tráfego rodoviário e pedonal, são operações a realizar nesta operação.

Estas ações visam a prevenção de quedas e a correção de árvores desequilibradas, rachadas ou com elementos ocos devido a insetos, bem como a eliminação de situações de risco para transeuntes e automobilistas, por exemplo quando sinais de trânsito ou candeeiros se encontram tapados.

A operação inclui ainda a remoção integral do material vegetal resultante dos trabalhos para tratamento adequado.

A contratação de uma empresa para a realização desta intervenção prioritária, que assegura as condições de circulação na via pública, garantindo a segurança de pessoas e bens, é explicada pela maior celeridade e especialização na execução deste tipo de operações em árvores de grande porte.