O sistema de deposição e recolha de resíduos sólidos urbanos em Setúbal foi reforçado com a instalação do 200.º contentor subterrâneo no concelho, no âmbito de ação realizada na Quinta da Saboaria.


A Câmara Municipal de Setúbal tem vindo a substituir, desde 2013, os contentores convencionais por contentores subterrâneos, em vários locais do concelho, por se tratarem de equipamentos mais funcionais e com maior capacidade de integração na malha urbana, o que possibilita a melhoria da imagem urbana.

Com uma capacidade de 3000 ou 5000 litros, em vez dos 800 litros de um contentor convencional, as soluções subterrâneas potenciam, igualmente, uma melhoria das condições de higiene urbana e um acondicionamento mais eficaz dos resíduos.

Por cada contentor subterrâneo colocado são retirados três a quatro convencionais de superfície, o que se traduz num aumento significativo da capacidade de deposição.

Por se tratar de equipamentos no subsolo, onde a temperatura é inferior à da superfície, a deterioração dos resíduos e consequente emissão de cheiros é retardada, traduzindo-se numa melhor qualidade de vida para as populações.

Com esta operação, Setúbal fica dotada de um total de 200 contentores subterrâneos, no âmbito da estratégia municipal de gestão de resíduos, que visa um melhor acondicionamento e tratamento dos resíduos sólidos urbanos, estando previsto o alargamento deste sistema a outras áreas do concelho.