Os contratos de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, dinamizados através do Lisboa 2020, foram firmados esta tarde no Salão Nobre dos Paços do Concelho com a IDSET – Associação Portuguesa para a Inovação e Desenvolvimento e a ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal.

“Este é um ato muito importante para Setúbal e para o desenvolvimento destas associações”, salientou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na cerimónia de dia 3, para acrescentar que a cidade e a região “precisam sempre de mais iniciativas e oportunidades”.

A autarca saudou também o papel da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo para o sucesso deste tipo de projetos. “É uma entidade que deu um apoio fundamental a uma série de candidaturas lançadas pelo município de Setúbal a fundos comunitários.”

Já o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, José Neto, mostrou-se entusiasmado com a assinatura dos contratos. “São novos desafios que se abrem e estas duas associações e que a partir de hoje são operacionalizados.”

A IDSET e a ADREPES candidataram ao mecanismo de âmbito nacional estratégias para o desenvolvimento do empreendedorismo local, ao abrigo da área de ação local “urbano”. As associações são apoiadas financeiramente com fundos comunitários para a implementação dos projetos apresentados.

O Desenvolvimento Local de Base Comunitária é uma abordagem territorial através da qual são implementadas estratégias concebidas por grupos de ação local com uma estreita ligação ao tecido social, económico e institucional de cada território, visando a melhoria da qualidade de vida do território.