Almada Contreiras, na altura capitão-tenente da Marinha, lembrou os momentos conturbados das horas da revolução, como a ocupação das instalações da PIDE, e lembrou como escolheu a senha decisiva que iniciou a saída dos militares, na noite de 24 para 25 de abril, em 1974.

No encontro, do ciclo Muito Cá de Casa, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com o atelier DDLX, neste caso integrado ainda nas Comemorações do 44.º Aniversário do 25 de Abril, o convidado explicou que o objetivo era que a senha fosse uma música, por ser uma forma de juntar as pessoas.

A primeira escolha foi outra canção de Zeca Afonso, “Venham mais Cinco”, mas como esta se encontrava censurada pelo regime, Almada Contreiras sugeriu “Grândola, Vila Morena”, que acabou por passar na rádio para dar início à revolução.

O encontro, moderado por José Teófilo Duarte e com a participação da historiadora Luísa Tiago de Oliveira, contou com a presença, entre o público, de militares de Abril, que partilharam memórias, e de Zélia Afonso, viúva de Zeca Afonso.