Convento ConVida | Atelier de Ópera de Setúbal | Miká Nunes e João Malha

A nova temporada de espetáculos do ciclo Convento ConVida, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, na Igreja de Jesus, tem início no dia 8 de janeiro com uma tertúlia de cantores líricos pelo Ateliê de Ópera de Setúbal.


Durante os meses de janeiro e fevereiro, nas manhãs de sábado, sempre a partir das 11h30, a Igreja de Jesus apresenta uma programação diversificada, que alia atuações de artistas conceituados a nível nacional com projetos de artistas e entidades locais.

O primeiro espetáculo de 2022, no dia 8 de janeiro, conta com atuações de cantores líricos amadores e profissionais do Ateliê de Ópera de Setúbal, que interpretam temas clássicos da música operática.

Segue-se, a 15, o recital “Descobrir Noronha”, no qual o violinista Luís Pacheco Cunha e a pianista Taíssa Poliakova interpretam um repertório que alia a obra do violinista e compositor português Francisco de Sá Noronha com a de outros violinistas contemporâneos.

O concerto de dia 22 está a cargo do quarteto de cordas ARS AD HOC e do clarinetista Horácio Ferreira, que apresentam o “Quinteto de Johannes Brahms” e a obra escrita para a mesma formação, em 2016, “Intorno Al Bianco”, do compositor Beat Furrer.

Para fevereiro estão agendados mais quatro concertos que têm início no dia 5 com um recital pelo Ateliê de Ópera de Setúbal, a que se segue, a 12, o concerto “Infinito Amor”, de comemoração do Dia dos Namorados, que conjuga o violoncelo de Leonor Moniz e a harpa de Beatriz Cortesão com as vozes de Luísa e Sílvia Mirpuri e da atriz Manuela Couto.

A 19, o grupo Mosaico Espiritual, composto pela soprano Patrycja Gabrel, a mezzo-soprano Carolina Figueiredo e o cravista Daniel Oliveira, apresenta obras do período barroco, nomeadamente de Bach e Händel.

Para o último sábado do mês, dia 26, está guardado o “Encontro das 2 Amigas”, num concerto para as famílias, de caráter pedagógico, protagonizado pela flautista Marina Camponês e a violoncelista Tatiana Leonor.

O ciclo Convento ConVida proporciona concertos de música de câmara vocais e instrumentais, com um vasto reportório que congrega séculos de música erudita, desde a música antiga até ao período contemporâneo.

Os bilhetes para os espetáculos , à venda no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, têm o custo de cinco euros.