Festa da Ilustração 2022 - lançamento de livros e conversa sobre João Paulo Cotrim

O lançamento de um conjunto de publicações e a conversa “EnCotrim de Culturas” marcaram a 29 de outubro, no espaço municipal A Gráfica, o programa da Festa da Ilustração de Setúbal.


O catálogo “Ilustração Portuguesa”, a obra “Foi quase um prazer” com textos de João Paulo Cotrim sobre ilustração, “Muito Amarelo”, sobre o ilustrador José de Lemos, e “Postais”, com ilustrações de André Ruivo e textos de João Eduardo Ferreira foram as publicações apresentadas numa iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal que contou com a participação do vereador com o pelouro da Cultura, Pedro Pina.

A sessão terminou com uma conversa sobre a vida e obra de João Paulo Cotrim, jornalista, escritor, editor, nome importante da banda desenhada portuguesa e um dos mentores da Festa da Ilustração, falecido em dezembro, a quem a edição deste ano é dedicada.

A oitava edição da Festa da Ilustração, que tem como convidados o português André Letria e o francês Alain Corbel, decorre em Setúbal desde o início de outubro com dezena e meia de exposições de entrada gratuita patentes em vários espaços.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a DDLX – Design | Comunicação e a editora Abysmo, presta igualmente homenagem a José de Lemos, o criador do “Riso Amarelo” no extinto Diário Popular, que tem uma exposição a si dedicada na Galeria Municipal do 11 até ao dia 6 de novembro.

André Letria e Alain Corbel têm as suas exposições na Casa da Cultura, o primeiro na Galeria de Exposições e o segundo no Espaço João Paulo Cotrim, ambas patentes até 27 de novembro.

Na Casa da Avenida está a mostra “Se não lhe fizer falta”, de homenagem a João Paulo Cotrim, e “Levar à letra”, que é igualmente uma oficina, ambas patentes até 27 de novembro.

O documental “Riscos climáticos”, de Luís Cavaco, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, “Ver ao perto”, com ilustradores locais, na Casa do Largo, ambas patentes até dia 6, e “Nuvens”, de João Francisco Vilhena e igualmente em homenagem a João Paulo Cotrim, no Museu de Setúbal – Convento de Jesus, até 30 de dezembro, são outras exposições da Festa da Ilustração.