“É com enorme orgulho e satisfação que vemos trabalho realizado”, afirmou Maria das Dores Meira no discurso de boas-vindas aos professores e técnicos que vão trabalhar nas escolas do concelho durante o ano letivo de 2013/2014 presentes, no dia 23, à tarde, no Fórum Luísa Todi.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, ao recordar “as enormes carências e necessidades” na primeira visita ao parque escolar do município, evidenciou “o protagonismo e o papel principal que a educação tem representado nos últimos anos nas prioridades do executivo camarário”.

“Nada é como antes, e ainda bem que assim é”, sublinhou Maria das Dores Meira, ao destacar que com a construção novas escolas, a reabilitação e apetrechamento de outros equipamentos, “70 por cento dos estabelecimentos de ensino já funcionam em regime normal”.

O reforço da cobertura da rede de educação pré-escolar no concelho, a dinamização de atividades de apoio às famílias em todos os jardins de infância e a implementação do Plano Tecnológico do 1º ciclo, com computadores na sala de aula, quadros interativos e internet, foram outras mudanças assinaladas.

O trabalho dinamizado pelas juntas de freguesia do concelho graças aos protocolos de delegação de competências também foi enaltecido por Maria das Dores Meira. “Têm correspondido de uma forma pronta e eficiente na manutenção e arranjo dos espaços escolares”, destacou a presidente da Câmara Municipal.

Na intervenção da autarca ficaram espelhadas as preocupações do Executivo municipal com o atual período económico-social, apontando, em concreto, os cortes nas transferências do orçamento de Estado de 2014 para as autarquias, por via das políticas de austeridade praticadas pelo atual Governo.

“Os cortes na educação tornam a nossa tarefa, que é de todos, mais difícil. Certamente muita coisa ainda está por fazer, e que gostaríamos de resolver tão prontamente como desejado. Com estas restrições somos forçados a abrandar, mas nunca a desistir”, afirmou, convicta.

Na cerimónia que celebrou o início de mais um ano letivo, Maria das Dores Meira deixou ainda uma mensagem de apoio a toda a comunidade educativa. “Fazemos da educação a nossa bandeira. Não é só no papel, é no terreno, na ação, convosco, ao vosso lado.”

A habitual festa e confraternização dos agentes e intervenientes na comunidade educativa contou com momentos de música e de dança pelos BelaBatuke, grupo de percussão dinamizado por estudantes da EB 2,3 + S da Bela Vista e pelo Coro Lima Vox, composto por alunos do 5.º ao 12.º ano da EB 2,3 + S Lima de Freitas.

Além de atuações individuais, os dois grupos, num total de 85 crianças, estiveram juntos em palco no Fórum Municipal Luísa Todi para uma atuação conjunta, com ritmos e danças que arrancaram demorados aplausos. No final do evento foi ainda exibido o filme “Setúbal: Cultura e Educação”.

O programa de Receção à Comunidade Educativa, dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal, inclui ainda, ao longo do ano, um conjunto de atividades que visa dar a conhecer a toda a comunidade educativa os recursos culturais, desportivos e naturais, bem como alguns dos novos equipamentos numa perspetiva de proximidade com a autarquia e com as diferentes entidades e agentes educativos e culturais.