12° Parcialmente nublado
Insuficiência Cardíaca | Coração gigante

Uma estrutura composta por um coração gigante, na sua forma anatómica, é apresentada nos dias 12 e 13 em dois locais distintos da Baixa de Setúbal, numa ação de sensibilização sobre a insuficiência cardíaca.


 

O slogan “Sinais do coração. Não deixe a viagem acabar cedo demais” é o mote da campanha promovida pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), que pretende sensibilizar a população para o flagelo da insuficiência cardíaca.

A ação chega no dia 12 a Setúbal, onde, na Praça de Bocage, é instalada a estrutura de um coração gigante, na sua forma anatómica, a servir de chamariz.

O objetivo do coração é representar os portugueses que sofrem de insuficiência cardíaca, promovendo a informação entre a população, de modo a estimular um diagnóstico precoce da doença.

No dia 13, a mesma estrutura é colocada na praça central da Avenida Luísa Todi, junto do Mercado do Livramento, e, às 11h00, decorre um momento institucional com a presença do vereador da Câmara Municipal com o pelouro da Saúde, Ricardo Oliveira.

Durante os dois dias será distribuído nos locais material informativo sobre esta patologia cardiovascular, com elevada taxa de mortalidade e morbilidade em Portugal, que se caracteriza pela dificuldade do coração de bombear adequadamente o sangue para o funcionamento do organismo.

Lançada em janeiro, em Lisboa, a campanha de literacia em saúde sobre insuficiência cardíaca vai percorrer vários municípios ao longo do ano.