O Coral Luísa Todi estreou no dia 19 à noite, no Fórum Municipal Luísa Todi, “Cantar o Natal”, produção que assinala uma diversificação do reportório da instituição, num espetáculo com a participação especial do cantor lírico Carlos Guilherme.


Todos os anos em dezembro, o Coral Luísa Todi apresenta novas criações sem que as mesmas sejam relativas à época, mas agora entendeu estrear uma grande produção que tem como tema, precisamente, o Natal.

No concerto apresentado no Fórum Municipal Luísa Todi, o maestro Fernando Malão conduziu um espetáculo com ritmos que variaram do rock aos blues, passando por peças de diferentes áreas e épocas, entre temas nacionais e internacionais, harmonizadas para coro.

Em palco, durante duas horas, o Coral Luísa Todi viajou no tempo e no espaço, começando com músicas portuguesas do século XIX, como o tradicional alentejano “Natal de Elvas”, para continuar até obras atuais, num retrato da intemporalidade do Natal.

Foram apresentados os conhecidos temas internacionais “Silent Night”, “Noël Nouvelet” e “Venite Adoremus”.

Com o objetivo de mostrar a magia do Natal através do tempo, da partilha e da amizade, o Coral Luísa Todi procurou chegar a adultos e crianças, o que levou igualmente ao palco o Coral Juvenil Luísa Todi, sob a direção de Sara Laureano.

O concerto teve também a presença especial do tenor Carlos Guilherme, figura de referência do teatro lírico e com uma antiga ligação ao Coral Luísa Todi, já com cerca de quatro dezenas de interações em palco com o grupo.

Participaram ainda o tenor Pablo Oliveira e a fadista Susana Martins, num espetáculo apresentado por Manuela Couto e Bruno Gonçalves Pereira.

As harmonizações de Fernando Malão foram enriquecidas pelos instrumentistas Ernesto Rodrigues, ao piano, Carlos Sequeira, guitarra, Rui Rosado, percussão, Filipe Martins, contrabaixo, Nelson Nogueira e Jorge Vinhas, violino, Eurico Cardoso, viola-d’arco, e Abel Gomes, violoncelo. Rita Malão acompanhou a apresentação na flauta transversal.

O concerto “Cantar o Natal” teve também a participação dos alunos da EB Barbosa du Bocage na flauta de bisel.