61.º Aniversário do Coral Luísa Todi - sessão comemorativa - presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, reafirmou na noite de 25 de outubro, na sessão comemorativa do 61.º aniversário do Coral Luísa Todi, o compromisso da autarquia para continuar a aprofundar as parcerias com o movimento associativo do concelho. 


“A Câmara Municipal a que presido mantém todo o empenho no reforço das suas relações com as associações do concelho e, naturalmente, o reforço da nossa amizade com o Coral Luísa Todi assume particular importância”, acentuou André Martins na cerimónia realizada na sede da instituição.

O autarca sublinhou a convicção de que “o associativismo é um bem maior, uma riqueza de primeira ordem e insubstituível” e destacou o papel desenvolvido pelas associações e coletividades como “parceiros fundamentais da autarquia na prestação de serviços à comunidade, nos mais diversos domínios e de forma cada vez alargada”.

O presidente do município referiu que há muito que o movimento associativo “extravasou os seus campos mais tradicionais, substituindo-se ao Estado, em especial à administração central, em muitas funções que lhe estão cometidas mas não são cumpridas”.

Já os municípios confrontam-se, atualmente, com “novos desafios de inclusão social, cultural e política dos cidadãos” que, frequentemente, excedem a sua capacidade de intervenção, pelo que “só com um amplo conjunto de parcerias é possível corresponder aos anseios das populações”.

No concelho de Setúbal, existem cerca de duas centenas e meia de associações, “das mais pequenas, que trabalham à laboriosa escala do seu bairro ou empresa, às de maior dimensão, que movimentam centenas ou milhares de sócios, bem como a população em geral”.

Por isso, “a autarquia insiste em manter níveis consideráveis de apoio, quer financeiro, quer logístico” com o objetivo de “ajudar a construir associações mais fortes, mais capazes” e que “continuem, como o Coral Luísa Todi sempre fez, a construir mais Setúbal”.

O presidente da direção do Coral Luísa Todi, Luís Fernandes, manifestou a total a disponibilidade da instituição para “continuar a trabalhar com a Câmara, como sempre tem trabalhado, e a dar nota do grande prestígio da cidade em Setúbal no país e no estrangeiro”.

O responsável sublinhou que a comemoração dos 61 anos da instituição “é um dia particularmente feliz”, uma vez que, devido à pandemia, não foi possível festejar os 59.º e 60.º aniversários.

Ainda assim, assegurou que os dois últimos anos “não foram propriamente um período de interrupção para o Coral”, que “continuou sempre a trabalhar e a apresentar novos projetos”, como é o caso da Orquestra do Coral Luísa Todi, que se apresentou ao público pela primeira vez no dia 7 de julho deste ano.

“Isto demonstra a força que Coral Luísa Todi tem enquanto instituição, a capacidade de resistir a adversidades e de continuar a realizar a sua obra.”

O presidente da Assembleia-Geral, Vítor Ferreira, sublinhou que, “apesar de ter muitos anos de história, o Coral continua a olhar para o futuro, a cantar, a tocar e a encantar”.

O caminho percorrido pelo Coral Luísa Todi ao longo de 61 anos é dado a conhecer numa exposição com fotografias e recortes de jornais patente na sede da instituição.