Dia Escola Azul - Corrente do Oceano

Perto de dois mil alunos das escolas do concelho de Setúbal formaram um cordão humano à beira-rio, na manhã do dia 19 de maio, no âmbito da iniciativa nacional Dia Escola Azul, de promoção da literacia dos oceanos.


Sob o lema “Juntos por um futuro mais azul”, a comunidade educativa uniu as mãos junto do Cais 3 de porto de Setúbal e formou a “Corrente do Oceano”, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal em conjunto com as escolas, com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de proteger os oceanos.

A iniciativa contou com a participação de perto de duas mil crianças e jovens, do ensino pré-escolar ao secundário, dos agrupamentos de escolas Barbosa du Bocage, Luísa Todi, Ordem de Sant’Iago e Sebastião da Gama, da escola Secundária D. Manuel Martins e do Colégio Santana.

“Estas escolas e agrupamentos juntam-se ao resto do país para celebrar o Dia Escola Azul. Estamos muito orgulhosos, pois somos um dos municípios portugueses com mais estabelecimentos de ensino integrados neste projeto”, sublinhou a diretora do Departamento de Educação e Saúde da Câmara Municipal de Setúbal, Celeste Paulino.

A música da “Parada pelo Sado”, projeto de percussão da EB 2,3 de Aranguez, formado no âmbito do projeto educativo Aranguês Sabe a Mar, inserido no programa Escola Azul, animou a comunidade educativa que, a partir das 10h30, começou a organizar-se à beira-rio para formar um cordão humano.

Além da música, o grupo dinamizou uma animação com “cabeçudos”, com o objetivo de alertar para a importância da salvaguarda da fauna marítima e das atividades relacionadas com o mar, envergando fatos que representam cavalos-marinhos, alforrecas, pescadores, descarregadores de peixe e mergulhadores.

“Este projeto nasceu na disciplina de Educação pela Arte. Por um lado, os miúdos criaram uma banda e aprenderam a tocar bombos e caixas com o professor Pedro Fragoso. Já as artes plásticas, designadamente a confeção dos fatos, foi desenvolvida comigo e com a professora Olga”, indicou Ivete Alves, uma das grandes impulsionadoras da Escola Azul na EB 2,3 da Aranguez.

Às 11h30, a comunidade educativa presente no cais 3, entre alunos, professores, pessoal não docente, pais e encarregados de educação, deu as mãos e gritou em conjunto “Juntos por um futuro mais azul”.

A Escola Azul é um programa educativo do Ministério do Mar que tem como missão promover a literacia do oceano em Portugal e aproximar escolas, setor do mar, municípios, universidades e outras entidades ativas na educação marinha.

O programa distingue e orienta as escolas portuguesas que trabalham em temas ligados ao mar, criando uma comunidade de literacia do oceano.

Mais informações sobre o programa Escola Azul podem ser obtidas aqui.