14.ª Corrida da Liberdade

A 14.ª edição da Corrida da Liberdade, evento organizado pela Junta de Freguesia de S. Sebastião e pelo movimento associativo, realizou-se durante a manhã de 25 de abril, no Parque da Lanchoa, com uma forte participação, ultrapassando a marca dos 650 participantes nas duas provas: Prova de  Família e Prova Longa.


Num ambiente animado, familiar, de convívio mas também de competição salutar, a Corrida da Liberdade voltou a ser um sucesso, tendo recebido mais de 650 participantes, número recorde no evento que integrou as comemorações do 45.º aniversário da Revolução de Abril, no concelho de Setúbal.

“Este evento ajuda-nos a relembrar o dia 25 de abril de 1974, data em que foi conquistada a nossa liberdade”, exaltou o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião antes do início do aquecimento dos atletas para a Prova Longa da 14.ª edição da corrida, cujo percurso foi alterado de 6 para 10 quilómetros. “É importante não esquecer que a revolução permitiu conquistar, através do sacrifício e coragem de alguns, um conjunto de direitos, aos quais muitas vezes não damos valor, tais como o Serviço Nacional de Saúde, a escola pública, o salário mínimo nacional, entre muitos outros”, relembrou Nuno Costa.

O autarca destacou ainda o poder local democrático como um dos desenvolvimentos da revolução, permitindo progressos, tanto ao nível da criação de infraestruturas (saneamento básico, estradas, espaços públicos de lazer), como ao nível do acesso à prática desportiva, ao ensino e de “tudo aquilo que nos traz qualidade de vida”. “Que este momento sirva para lembrar que a democracia, embora esteja consolidada, precisa de ser cultivada todos os dias”, concluiu o presidente, que se fez acompanhar por mais três membros do executivo da JFSS: Isabel Quadros, Ana Bordeira e Carlos Ricardo.

Após as boas-vindas e o aquecimento, proporcionado pela instrutora Marisa Santos, da Nutriset Gym, igualmente responsável por uma aula de Zumba, foi dado o “tiro” de partida para a Prova Longa e, um quarto de hora depois, arrancaram os participantes da Prova de Família. Cerca de 10 minutos após a partida desta última prova, já cortavam a meta os três primeiros atletas, nomeadamente os juvenis Afonso Matos, do Vitória Futebol Clube (1.º), César Amândio, do Remo Clube Lusitano (2.º) e Tomás Matos, também do Vitória Futebol Cube (3.º). Um pouco mais tarde, chegavam as três primeiras jovens participantes femininas da prova: Viviana Parrula, do VFC (1.º), Mariana Poeira (2.º) e Mara Lopes (3.º), duas atletas em competição pelo Remo Clube Lusitano.

Na mesma prova, na categoria de Desporto Adaptado, subiram ao pódio os atletas masculinos João Pedro Lopes (1.º), Arsénio Gonçalves (2.º) e David Pereira (3.º). Catarina Silva foi a única atleta feminina a participar na prova neste escalão. Todos estes atletas participaram pela União Desportiva pela Inclusão (UDI), da APPACDM de Setúbal, instituição à qual foi atribuído o troféu de equipa, por constituírem o clube com  maior número de participantes em prova.

“Esta é uma corrida que valoriza, acima de tudo, a participação, e por isso este troféu é atribuído, todos os anos, à equipa mais numerosa. Este ano coube à APPACDM, com 45 atletas, arrecadar este prémio e por isso os nossos parabéns aos atletas e à equipa técnica que faz um fantástico trabalho de inclusão”, expressou Nuno Costa durante a cerimónia de entrega de prémios que este ano contou com a participação de José da Luz, atleta que já foi homenageado pela JFSS, no âmbito da Corrida da Liberdade e que ganhou as dez primeiras edições desta competição.

No escalão feminino da Prova Longa, Carla Pereira, da União Cultural Desportiva e Recreativa Praiense, atingiu o melhor tempo na categoria sénior (dos 20 aos 39 anos), seguida da atleta Selene e de Tânia Almeida, da Hut Runners Warriors. Os atletas masculinos João Bragadeste (1.º), do Clube de Praças da Armada; Mark Ribeiro (2.º), do Vitória Futebol Clube, e Tony (3.º), da Escola do Movimento, foram os atletas mais rápidos na mesma categoria.

No Escalão M40, Inês Marques, da 99 Provas Gratuitas, obteve o melhor tempo da prova, enquanto Ana José e Elsa Mação, da  Hut Runners Warriors preencheram respetivamente o 2.º e 3.º lugares do pódio. A melhor marca masculina neste escalão coube a Arnaldo Djú, seguido de Nuno Dias e de Vasco Levita da  Hut Runners Warriors.

Ana Paula, do Atletismo Clube de Portalegre/UTSM, foi a única atleta feminina classificada na categoria M50, enquanto os atletas Fernando Santos (1.º) e António Branco (2.º), do Clube de Praças da Armada, foram os primeiros a cortar a meta na mesma faixa etária (50 aos 59 anos) e Hernâni Francisco, do VFC, ocupou o 3.º lugar. Aos 79 anos de idade, Joaquim Pereira, do Clube de Praças da Armada, concluiu a prova com o melhor tempo no escalão M60, seguido de Henrique Dias, do VFC, e do atleta Ezequiel, que competiu em nome individual.

A implementação de um sistema eletrónico de cronometragem; a oferta de t-shirts técnicas e, sobretudo, a parceria estratégica com a  Associação de Atletismo Lebres do Sado, que, pela primeira vez, se associou ao evento, assim como com a empresa Werun, responsável técnica da prova de 10 quilómetros, foram as principais novidades desta 14.ª edição.

Como sempre, o evento foi organizado em conjunto com o movimento associativo da freguesia e contou igualmente com a colaboração de diversas entidades, tais como a Câmara Municipal de Setúbal, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, a delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa, a Associação de Atletismo de Setúbal, o Agrupamento de Escuteiros 1262, N.ª Sr.ª da Conceição e o patrocínio da Fundação Inatel, da Nutriset Gym, da Ponto Seguro e da Mútua dos Pescadores.

De salientar também a parceria com a Amarsul, que, no âmbito do projeto Ecoeventos, instalou uma estrutura com quatro contentores de 120 litros para colocação de embalagens de plástico/metal, junto à meta, com o objetivo de sensibilizar a população para a separação e reciclagem dos resíduos.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril