Setúbal celebra o patrono da cidade, São Francisco Xavier, com um programa comemorativo que decorre ao longo do dia 3 de dezembro, data de falecimento do missionário.


As comemorações, uma organização conjunta da Câmara Municipal, da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão e da Diocese e da Vigararia de Setúbal, com o apoio da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, incluem a tradicional deposição de flores no monumento em honra de S. Francisco Xavier, localizada no Jardim da Beira-Mar.

Esta cerimónia evocativa do jesuíta escolhido pelos setubalenses para padroeiro da cidade em 1703 decorre às 10h00, uma hora depois de uma missa que o bispo de Setúbal celebra na Igreja de São Julião pelos 466 anos da morte de S. Francisco Xavier.

De tarde, entre as 14h00 e as 18h00, realiza-se o encontro São Francisco Xavier – História, Arte e Literatura, com a participação dos professores José Eduardo Franco, Porfírio Pinto, Maria João Pereira Coutinho, Sílvia Ferreira, Inês Gato de Pinho e Paulo de Assunção e do padre Casimiro Henriques.

O encontro, de entrada gratuita, decorre na Capela de S. Francisco Xavier, no Palácio Fryxell.