Parcialmente nublado
Corta-Mato Concelhio

Mais de quinhentos alunos de todas as escolas do concelho participaram na manhã do dia 16 no Corta-Mato Concelhio de Setúbal, que decorreu no Parque do Bonfim.


O entusiasmo é grande. A vontade de vencer também, mas para isso é preciso correr, explica Lara, de 14 anos, do Agrupamento Vertical de Escolas Ordem de Sant’Iago, a participar na prova de corta-mato pela segunda vez consecutiva.

Os primeiros atletas, do escalão infantil A feminino, têm 1000 metros pela frente. “Olha para aquele arranque! Parece que o mundo vai acabar”, expressa Jorge, um dos participantes no Corta-Mato Concelhio de Setúbal, organizado numa parceria entre a Câmara Municipal e a Coordenação do Desporto Escolar da Península de Setúbal.

A euforia do atleta de 12 anos não é tanta como o de Lara. “Se não ganharmos, ao menos perdemos peso”, conclui, enquanto os amigos tiram um tempo para alongar antes da grande partida.

Beatriz Lemos, da EB de Aranguez, foi a primeira a cruzar a meta no escalão infantil A feminino, onde passou por um sistema de cronometragem através de código de barras. As maçãs do rosto rosadas refletem o calor que emprestou à prova.

Minutos depois, é Manuel Relvas, do Agrupamento de Escolas de Azeitão, que pisa o lugar do pódio no escalão infantil A masculino. Os adversários tentam empurrá-lo ao cruzar a meta, mas o primeiro lugar já é dele.

O escalão de infantis A teve como vencedora por equipas o Agrupamento de Escolas de Azeitão, tanto em masculinos como em femininos.

Em infantis B, na distância de 1500 metros, Maria Perdigão, da Escola Secundária de Bocage, e Vicente Marques, do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, ficaram em primeiro lugar. Por equipas, a prova masculina foi ganha pelo Agrupamento de Escolas de Azeitão e na feminina venceu a Escola Secundária de Bocage.

O agrupamento de Azeitão triunfou também nas provas do escalão de iniciados por equipas, além de ver João Rosa a subir ao primeiro lugar do pódio em masculinos, após percorrer o percurso de 2500 metros, enquanto Viviana Parrulas, da EB de Aranguez, foi a mais rápida nos 2000 metros femininos.

Nos juvenis, Ana Cruz, do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago, e Gabriel Fernandes, da Escola Secundária D. João II, foram os vencedores individuais, em provas nas distâncias, respetivas, de 2500 e de 2000 metros. A equipa do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago sagrou-se campeã feminina. A Escola Lima de Freitas venceu a masculina.

Alexandre Pina, do Agrupamento Ordem de Sant’Iago, ganhou no escalão de juniores, prova apenas em masculinos, na distância de 2500 metros.

O Corta-Mato Concelhio de Setúbal contou com a participação de 538 alunos de todas as escolas do concelho. “Mais uma edição de êxito”, concluiu o coordenador do Desporto Escolar da Península de Setúbal, José Rocha.

Além de proporcionar uma manhã de convívio, o encontro garantiu o apuramento dos alunos que obtiveram as melhores classificações para a prova distrital, a realizar a 5 de fevereiro, em Alcochete, que seleciona os alunos presentes numa competição nacional, aberta aos escalões de infantis B, iniciados, juvenis e juniores, individualmente e em equipa, agendada para 22 e 23 de fevereiro, na Marinha Grande.

O Corta-Mato Concelhio, que contou com os apoios da Proteção Civil, da PSP e Associação de Atletismo de Setúbal, é o culminar da competição interna desenvolvida em todos os agrupamentos/escolas inscritos no Programa do Desporto Escolar, após a realização a nível interno do seu Corta-Mato Escola.