A atleta olímpica Naide Gomes, escolhida para ser a madrinha da prova, confessou, na apresentação do evento, que “o corta-mato e o desporto escolar” lhe trazem boas memórias, porque foram estas competições que a lançaram para o atletismo.     

A prova, a realizar no Parque de Sant’Iago, inclui pela primeira vez o escalão de benjamins, visto ser intenção do Desporto Escolar da Península de Setúbal, organizador do evento em parceria com a Câmara Municipal, alargar a competição a todos os níveis de ensino, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade.

O tiro de partida para os mais novos é dado às 10h00 da manhã. Na prova participa um total de 3236 alunos, divididos pelos escalões de benjamins, infantis A e B, iniciados, juvenis e juniores, em ambos os sexos. As distâncias a percorrer variam entre os 500 e os 3500 metros, consoante as idades.

O vereador com o pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, referiu que “Setúbal é hoje uma cidade que olha para estas atividade, não só devido à movimentação de jovens, mas, sobretudo, pelo momento que projeta a cidade para o futuro e a afirma no presente”, relembrando que o concelho tem, nos últimos anos, apostado fortemente no desporto e a prova disso mesmo são as etapas mundiais de águas abertas.

O representante da Direção-Geral de Estabelecimentos de Ensino e da Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, João Passarinho, agradeceu “o apoio por parte dos parceiros da prova, uma vez que, de outra forma, seria difícil montar uma estrutura como um corta-mato escolar”.

Os vencedores em cada escalão desta prova regional de atletismo ficam apurados para uma competição de corta-mato escolar nacional, que se vai realizar na cidade da Guarda.