Controlo de infestantes - Junta de Freguesia de São Sebastião

A Junta de Freguesia de S. Sebastião intensificou o corte e desbaste de ervas infestantes em bermas e calçadas em toda a zona urbana do território delegada pelo município.


Desde o dia 1 de fevereiro, as equipas de limpeza e higiene urbana da Junta de Freguesia de S. Sebastião estão a realizar ações de remoção de infestantes na área urbana da freguesia.

Durante o último mês e meio esta limpeza foi efetuada nos seguintes bairros: CHESetúbal, Azeda, Nova Azeda, Monte Belo Norte, Monte Belo Sul, Vale de Cobro, Afonso Costa, Peixe Frito, Terroa e 2 de Abril. Os trabalhos incidiram igualmente em toda a extensão da Avenida Bento de Jesus Caraça e vai ter continuidade na zona dos bairros da Bela Vista.

Com o intuito de informar os fregueses, vão ser colocados avisos nas artérias a intervencionar, indicando o dia e horário previsto para realizar as ações. Durante esses períodos, por forma a que seja possível efetuar a eliminação de infestantes de forma eficaz, chegando a todos os locais afetados, solicita-se a cooperação da população para que não estacione veículos nas áreas indicadas.

No último ano, a Junta de Freguesia de S. Sebastião reduziu drasticamente, cerca de 90 por cento, o uso de produtos fitofarmacêuticos para remoção de infestantes, tendo adotado como alternativa para a execução deste serviço o controlo por via mecânica, que passa a ser realizado de forma ininterrupta durante todo o ano, assim como a aplicação de água salgada.

Os herbicidas são aplicados pontualmente, em algumas zonas onde a proliferação de infestantes é mais intensa e como complemento a estes meios. É também aplicada em locais mais sensíveis como, por exemplo, junto de escolas ou do centro de saúde, uma solução cem por cento ecológica, à base de vinagre biológico.

De referir ainda que a Junta de Freguesia de S. Sebastião vai contar com a utilização de uma monda térmica, equipamento adquirido recentemente pela Câmara Municipal, que será cedida pontualmente à junta de freguesia, como mais um meio complementar para controlo de ervas daninhas no território.