João Couceiro no IX Open Baía de Setúbal em ténis em cadeira de rodas

João Couceiro é o único português qualificado para os quartos de final da nona edição do Open Baía de Setúbal, torneio do circuito mundial de ténis em cadeira de rodas que decorre até 11 de setembro no Clube de Ténis de Setúbal.


Na quinta-feira,  8 de setembro, primeiro dia do torneio organizado pelo Clube de Ténis de Setúbal com o apoio da Câmara Municipal, Carlos Leitão, João Sanona e José Machado Sousa, os outros portugueses presentes no quadro de singulares masculinos, foram todos eliminados, enquanto as duas duplas nacionais, João Couceiro/João Sanona e Carlos Leitão/José Machado Sousa, também foram afastadas na ronda inaugural.

Com 5000 dólares em prémios monetários, o IX Open Baía de Setúbal regista a participação de 10 tenistas do top-100 mundial masculino e de duas jogadoras do top-100 mundial feminino, em representação de um total de 12 países.

João Couceiro, vice-campeão nacional em 2020 e 2021 e número 162 do ranking mundial, qualificou-se com um triunfo por 6-3 e 7-6 (2) sobre o húngaro Attila Farkas, 113.º jogador da tabela, e defronta o francês Nicolas Charrier, segundo cabeça-de-série e número 37 do mundo, nos quartos de final do torneio.

Carlos Leitão, oito vezes campeão nacional (número 210 do ranking mundial), perdeu por duplo 6-0 frente ao terceiro cabeça-de-série, o francês Gaetan Menguy (38), João Sanona, vice-campeão nacional em 2013 e 2014 (386), foi derrotado por 6-4 e 6-2 pelo polaco com Jakub Dominik (78) e José Machado Sousa (316) foi eliminado pelo espanhol Francisco Garcia Vena (61), também com um duplo 6-0.

Na primeira jornada do quadro feminino, disputado no formato de todas contra todas sem jogadoras nacionais, a francesa Zoe Maras (número 33 mundial) e a espanhola Lola Ochoa (39) confirmaram o seu favoritismo e venceram a francesa Ksenia Chasteau (número 15 mundial de juniores) e a britânica Robyn Love (127), respetivamente, passando a liderar a classificação.