A divulgação, defesa e conservação da história de Setúbal e a mostra das funções e do acervo documental municipal são alguns dos objetivos de “Na Rota do Documento – À Descoberta do Património Documental Setubalense”, que decorre em formato de itinerários.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Fundação Escola Profissional de Setúbal, abrange um grupo de 61 crianças, dos 4 aos 10 anos, da EB1/JI da Gâmbia.

Entre várias ações, com início às 10h00, os participantes visitam alguns espaços dos Paços do Concelho, como a Sala de Sessões, o Salão Nobre e o Arquivo Municipal, serviço onde decorre a atividade “Operário por um dia”, baseada no desempenho das profissões associadas à indústria conserveira.

Neste mesmo serviço municipal são mostrados vários tipos de documentos, como ofícios, livros de atas e plantas antigas do concelho, onde são explicados os cuidados a ter com a sua preservação.

Na Casa Bocage, podem ser consultadas as fotos do Arquivo Municipal Américo Ribeiro, com um desafio às crianças para identificarem os locais atuais a partir de imagens antigas. Na Casa da Cultura, onde igualmente são apresentadas fotos de Américo Ribeiro, há ainda ateliers musicais.

A ação inclui o visionamento de filmes antigos no Fórum Municipal Luísa Todi para desenvolvimento de atividades, numa ação complementada com conselhos sobre a importância do registo cinematográfico e os modos de conservação.

A ação “Na Rota do Documento – À Descoberta do Património Documental Setubalense”, pretende fomentar nos alunos uma consciencialização das regras básicas de conservação e preservação dos vários tipos documentais apresentados, bem como tornar as crianças em agentes difusores da memória coletiva do concelho de Setúbal.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril