A iniciativa, de participação gratuita, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, contempla a realização de oficinas pedagógicas e atividades de expressão plástica, que, de um modo lúdico, dão a conhecer o arquivo e alertam para a importância da salvaguarda e valorização do património documental setubalense, como forma de preservar as memórias do concelho.

As atividades lúdico-pedagógicas, que decorrem das 09h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30, incluem a construção de um diário gráfico, com imagens, desenhos e pintura criativa, fotografias ou recortes.

Os participantes são ainda convidados a criar uma maleta pedagógica, com os jogos e as brincadeiras de outros tempos, e a participar na recriação do livro “A pequena arquivista”, contado com o recurso a fantoches para, de uma forma divertida, realçar a importância do arquivo e dos documentos da história da cidade.

Um peddy-paper pelas ruas da cidade, a descoberta de mistérios e histórias sobre alguns edifícios, bem como o conhecimento de áreas não acessíveis do Arquivo Municipal são outras ações previstas.

Os interessados podem inscrever-se através do endereço eletrónico socioeducativo.arquivo@mun-setubal.pt ou pelo telefone 265 541 500.