Perto de vinte espaços comerciais foram visitados pelas crianças, alunas das escolas do Agrupamento Sant’Iago, que ofereceram flores, enfeites e bonecos de neve, feitos com recurso à reutilização de desperdício, como papel de jornal e embalagens.

Esta ação, dinamizada pela Câmara Municipal e pelos utentes das entidades parceiras do “+Ambiente”, com o apoio da Associação de Comércio e Serviços do Distrito de Setúbal, inclui ainda uma mostra, em lojas, de alguns trabalhos do projeto.

Antes da atividade, que culminou na Biblioteca Municipal, a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, inaugurou a exposição retrospetiva do “+ Ambiente”, nos Paços do Concelho, onde fica patente até 6 de janeiro.

A autarca, que pediu aos participantes que transmitissem o que aprenderam no projeto de educação ambiental, salientou a importância da “mudança de atitudes” para a proteção do ambiente.

Maria das Dores Meira exemplificou a água e a serra como dois bens do Concelho, património natural a “preservar a todo o custo”.

Ao longo de 12 painéis, a mostra recorda as atividades realizadas desde o início, em 2005, do projeto “+ Ambiente”, uma ação inserida no programa RUBE – Regeneração Urbana da Bela Vista e Zona Envolvente e destinada a crianças, jovens e idosos, utentes das entidades parceiras, e à população residente naquela área.

A Associação Cristã da Mocidade, a Cáritas Diocesana, a Liga dos Amigos da Terceira Idade, o Centro Lúdico Pedagógico das Manteigadas, o Centro Pedagógico do Bonfim, o Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago e, do Programa Escolhas, os projetos “Agora Sim!” e “Pró Infinito e Mais Além”, são os parceiros do “+ Ambiente”, que já envolveu mais de 2500 participantes.

“Rola + Ambiente”, “As Mais Loucas Jangadas de Pet”, “Mini Torneio de Futebol” e “Natal Ecológico” são algumas atividades desenvolvidas.