Há Festa no Parque | 2021

A apresentação de trotinetas elétricas e de um livro sobre alterações climáticas, a par de atividades culturais e lúdico-pedagógicas, marcaram o regresso do “Há Festa no Parque” para assinalar os dias mundiais da Criança e do Ambiente.


O evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal proporcionou, a 5 de junho, no Parque do Bonfim, um conjunto diversificado de atividades para toda a família, com exposições, wokshops, espetáculos de música, apontamentos cénicos e iniciativas para promoção ambiental, em respeito pelas normas de segurança da pandemia de convid-19.

Além do Dia Mundial do Ambiente, a edição deste ano do “Há Festa do Parque” englobou um conjunto de iniciativas de índole educativo e cultural destinadas a uma dupla celebração, concretamente o Dia Mundial da Criança, assinalado a 1 de junho, e o final do ano letivo concelhio.

Espetáculos cénicos “Radar 360º – Artes de Rua e Circo Contemporâneo”, “Sorriso” e “Pequena CircOOnferência”, a par de apontamentos musicais pela Orquestra de Violinos do Conservatório Regional de Setúbal “Paganinus” e da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi fizeram parte do programa.

Destaque, igualmente, para a instalação participativa “A.BRAÇO.TE”, a mostra “Riscos: aprender e evitar”, com a mascote Salvador muito solicitada para instantâneos, uma animação do livro e da leitura pelo serviço educativo da Casa d’Avenida e uma aula aberta pela Academia de Dança Contemporânea de Setúbal.

O Parque do Bonfim recebeu ainda, ao longo do dia 5, um novo espaço dedicado ao Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais, com uma exposição sobre o projeto financiado ao abrigo do PorLisboa 2020 – Programa Operacional Regional 2020.

Após um ano de ausência devido à pandemia, o “Há Festa no Parque” regressou ao Bonfim, num formato mais reduzido e adaptado à contingência sanitária, com os eventos por reserva e lugares marcados e com controlo no acesso e na circulação para garantia de distanciamento físico entre os participantes.

“Com estas opções e cuidados sanitários foi possível realizar este evento em segurança, que tanta falta faz, sobretudo às crianças, afastadas das relações sociais em virtude da pandemia que alterou as nossas vidas”, afirmou o vereador com os pelouros da Educação e da Saúde na Câmara Municipal de Setúbal, Ricardo Oliveira.

O autarca vincou que o evento municipal realizado no Parque do Bonfim “demonstrou que, com os devidos cuidados de higiene e segurança, incluindo controlo de acessos e participações, é possível voltar a viver e retomar, paulatinamente, a normalidade, embora que adaptada, vivida antes da pandemia”.

Ricardo Oliveira destacou a importância para o concelho desta atividade organizada pelo município. “Apesar de termos abdicado da espetacularidade, nomeadamente os divertimentos, foi um importante momento de difusão e afirmação cultural, sobretudo para os mais novos.”

Entre as várias iniciativas, destaque para o lançamento do “Roteiro das Alterações Climáticas”, que culmina um projeto municipal iniciado em 2019 sobre comunicação em cenários de risco associados às alterações climáticas financiado no âmbito do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

“As alterações climáticas são um problema global, que nos afeta e afetará a todos, e constituem um dos grandes desafios do nosso tempo”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, a propósito da nova publicação municipal que informa e sensibiliza para esta temática.

Neste contexto, a autarca apontou a importância do projeto “para a consciencialização sobre estas matérias, através da sensibilização da população, principalmente da comunidade escolar”, o qual incluiu um conjunto alargado de iniciativas dinamizadas em conjunto com vários parceiros.

Uma das ações deste projeto ambiental e de proteção civil é o Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas, desenvolvido em todos os agrupamentos escolares do concelho com exposições, ações de sensibilização e conceção de murais alusivos ao tema, da autoria do artista de arte urbana Smile.

Acresce a esta construção de futuro coletivo o Plano de Ação Climática do Município de Setúbal, desenvolvido com o apoio do projeto internacional Beacon, e os planos locais de ação climática para o território Arrábida, em parceria com a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e os municípios de Palmela e Sesimbra.

A apresentação de um novo serviço de mobilidade sustentável, com a disponibilização de cerca de três centenas de trotinetas elétricas, as quais reforçam as opções de micromobilidade em contexto urbano, foi outo dos destaques do “Há Festa no Parque” realizado ao longo de todo o dia.

A implementação desta moderna solução de mobilidade, em alternativa ao uso do transporte individual, sobretudo em deslocações de curta distância, numa parceria estabelecida entre o município e a empresa Bolt, constitui mais um passo dado pelo município rumo à sustentabilidade ambiental.

As trotinetas elétricas, disponibilizadas à população em várias zonas da cidade, têm preços e condições especiais durante as duas primeiras semanas de funcionamento, concretamente viagens com um custo de cinco cêntimos por cada minuto de utilização e desbloqueio gratuito.

O novo serviço de trotinetes elétricas encontra-se integrado na aplicação da Bolt, disponível para dispositivos móveis com sistemas Android e iOS, que pode ser utilizado para desbloquear o veículo e iniciar viagem por meio da escolha de um ícone do serviço e apresentação do código QR do utilizador.